Olimpíadas 2016: suspenso contrato de obras no Centro de Hipismo

A Prefeitura do Rio de Janeiro encerrou o vínculo com a empresa Ibeg, responsável pela reforma do Centro de Hipismo das Olimpíadas.

A entrega dos centros olímpicos de hipismo será feita em tempo hábil mesmo após o rompimento dos contrato com empresa que atuava nessa obra da Olimpíada do Rio de Janeiro neste ano, garantiu  o prefeito, Eduardo Paes.

O contrato com a responsável pela construção dessa instalação foi rompido unilateralmente pela prefeitura, que se mostrou insatisfeita com o andamento das obras.

“Não podemos ficar na mão de quem não honra seus compromissos”, disse Paes à Reuters “Não há risco. Vai ser tudo entregue dentro do prazo para testes e jogos”, assegurou.

A empresa Ibeg Engenharia e Construções foi contratada para fazer a reforma do centro de hipismo das Olimpíadas Rio 2016, no complexo de Deodoro, e está sendo acionada para pagar uma multa de cerca de 10,1 milhões de reais.

A obra de reforma no centro de hipismo foi estimada em 157 milhões de reais. A prefeitura não disponibiliza informações sobre o percentual de conclusão dessas obras, ao contrário do que faz para a maior parte das outras instalações das Olimpíadas.

No centro de hipismo acontecerão as competições de cross country, saltos e adestramento dos Jogos.

“Já definimos as empresas substitutas e não haverá nenhum custo adicional por essa mudança”, disse o prefeito. “O estouro de orçamento é zero. As vencedoras da licitação começaram bem, mas depois começaram a surgir os problemas.”

De acordo com a Ibeg, os atrasos nas obras do centro de hipismo foram decorrentes da falta de pagamentos por parte da prefeitura, e a decisão do município de romper o contrato de forma unilateral desrespeita decisão liminar da Justiça determinando que a prefeitura se abstenha de aplicar penalidades à empresa até julgamento final da questão.

As Olimipíadas do Rio acontecem de 5 a 21 de agosto.

olimpíadas

Fonte: R7