Castanhas nos cavalos

Os cavalos possuem castanhas na parte interna das patas.

Muitas vezes pessoas que não estão acostumadas a conviver com cavalos, acham que o animal se machucou ou tem algo errado quando percebem as castanhas nas patas.

Castanhas são calosidades encontradas, geralmente, na parte interna e acima dos joelhos dos membros anteriores do cavalo. Sempre que tento explicar o que são e para que servem as castanhas nos cavalos, acho que não convenço o interrogador.

Sem evidência científica, algumas teorias consideram que as castanhas são resquícios de dedos que os ancestrais dos equinos possuíam. Outras dizem que ali era onde as patas dos cavalos se juntavam quando eles estavam dentro da barriga de sua mãe, para facilitar na hora do parto e assim as patas dianteiras se deslocarem juntas na hora de sair de dentro da égua.

A área apresenta formato e tamanho variáveis e tem sido usada, tradicionalmente, para auxiliar na identificação individual dos animais, inclusive servindo como impressões digitais.

Já ouvi pessoas dizendo que os cavalos usam as castanhas para limpar e coçar os olhos, quando esfregam sua cabeça entre as patas.

Fazendo uma breve pesquisa soube que algumas pessoas cortam ou lixam as casquinhas das castanhas. Eu nunca cortei e nem mexi nisso. E você alguma vez precisou cortar as castanhas do seu cavalo?

castanhas

castanhas

Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.

Siga o Hipismo&Co no Twitter.

Siga o Hipismo&Co no Instagram. @hipismoeco.

Inscreva-se no canal do Hipismo&Co no Youtube.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...