Maratona no País de Gales põe em disputa cavalos e corredores

Você já se perguntou quem ganharia uma maratona disputada por cavaleiros e corredores?

Pois foi de uma discussão sobre o assunto num pub na cidade de Llanwrtyd Wells, no País de Gales, que surgiu a tradicional corrida Man versus Horse Marathon, realizada anualmente no mês de junho.

Embora não tenha a distância de uma maratona (42,195Km), a corrida percorre 35km de trilhas e reúne aproximadamente 50 cavaleiros e 500 corredores.

Desde que a corrida teve início, em 1980, em apenas duas ocasiões os cavalos foram vencidos! Em 2004, quando o maratonista profissional Huw Lobb chegou 2 minutos a frente do primeiro conjunto, e em 2007, vencida por Florian Holzinger.

Os cavaleiros e amazonas largam 15 minutos após os pedestres para evitar que os cavalos se assustem com a movimentação dos corredores. O tempo, no entanto, é descontado no final da prova.

Especialistas afirmam que o percurso sinuoso, que atravessa rios e montes, permite ao ser humano diminuir a vantagem natural da velocidade dos cavalos, muito mais velozes nos trechos planos da corrida. Outro fator a favor dos corredores é o calor. Nas duas vezes em que a prova foi vencida por um maratonista o clima estava quente. Segundo o especialista David Marlin, ouvido pela BBC, os cavalos se aquecem muito mais rápido que o ser humano, pois seus músculos produzem três vezes mais calor que o músculo humano. Por conta do aquecimento, os cavalos são obrigados a fazer um check-up veterinário de 10 minutos durante a prova.

Está disposto a encarar este desafio? A disputa deste ano ocorre dia 8 de junho e as inscrições já estão abertas no site: http://www.green-events.co.uk/events.html?id=54

Photo by Zuma Press
Photo by Zuma Press

Veja abaixo um vídeo gravado por um cavaleiro na corrida: