Hipismo, um esporte olímpico para todas as idades

Atletas de todas as idades no hipismo.

Assistindo as competições de ginástica artística nos Jogos Rio 2016, vi uma atleta espanhola que estava se despedindo das competições para se aposentar do esporte com apenas 30 anos. Isso me fez pensar que enquanto a maioria dos esportes exigem que os atletas sejam jovens, o hipismo permite que os praticantes tenha mais idade.

Veja o que ocorreu na Olimpíada do Rio, o campeão da modalidade salto, Nick Skelton tem 58 anos e no adestramento pudemos ver a amazona da Nova Zelândia, Julie Brougham, estrear em Jogos Olímpicos com 62 anos. Bem diferente dos outros esportes olímpicos, onde os atletas tem muitas vezes menos de 18 anos.

O hipismo realmente é um esporte democrático, não só por permitir que mulheres e homens disputem juntos, mas também por colocar na mesma arena atletas jovens de 18 anos e atletas de mais de 60 reais. No adestramento Julie Brougham de 62 anos competiu ao lado de Giovana Pass, a brasileira de apenas 18 anos.

Se você tinha dúvida sobre pessoas com mais idade praticar equitação, saiba que nunca é tarde para começar no esporte equestre, os cavalos não se importam com a idade que os cavaleiros tem. Basta ter saúde, folego e gostar de equinos para montar a cavalo.

hipismo
Julie Brougham, atleta do hipismo da Nova Zelândia, nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro
Nick Skelton
Nick Skelton campeão olímpico de salto (Foto: Reuters)

 

Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.

Siga o Hipismo&Co no Twitter.

Siga o Hipismo&Co no Instagram. @hipismoeco.

Inscreva-se no canal do Hipismo&Co no Youtube.