Hipismo pode ser frustrante

Competições de hipismo nos ensinam a perder mais que do que ganhar, será que isso é sempre bom?

Acredito que competir no hipismo ou em qualquer outra modalidade esportiva sirva como um bom ensinamento para a vida. Porém tenho que falar um pouco do lado ruim desse esporte que tanto gosto.

Muitas vezes saímos frustrados da pista, com um resultado que não era o que esperávamos. Claro que isso também acontece em outros esportes, mas parece que a frustração no hipismo tem um peso maior.

Treinamos diariamente, suamos, caímos, levantamos, algumas vezes nos machucamos, investimos não só dinheiro como tempo e emoção, lidamos com situações muitas vezes complicadas, como: divergências com veterinário, desentendimento com treinador, teimosias do ferreiro e outros casos de stress que carregamos pelos nossos queridos companheiros de quatro patas. E erroneamente criamos expectativas em relação ao nossos animais, apostamos nossas fichas e esquecemos que apesar de todo esse empenho que temos, os nossos cavalos não sabem disso e só querem ser equinos.

Já nem sei quantas vezes sai da pista de competição com aquela cara de decepção, pois meu desempenho não foi o que eu esperava depois de me dedicar aos treinos, acho que nunca nos preparamos para uma derrota. Essa sensação costuma durar alguns dias após a prova,  mas é só voltar para a rotina de treino com meu cavalo que isso passa. Por isso acho que mesmo com essa frustração pós prova continuo amando o hipismo.

Se você assim como eu conhece esse sentimento, lhe dou uma dica, lembre que a parte mais importante do hipismo é o convívio com os cavalos. A competição é muito importante para nosso crescimento e pode nos deixar muito feliz quando saímos vitoriosos, mas não leve essa disputa tão a sério a ponto de desistir do esporte se algo dá errado. Persista e quem sabe poderá conquistar o lugar mais alto do pódio e além disso você terá algo para comemorar mais que uma medalha, a oportunidade de conviver com os animais mais maravilhosos que existem.

Eu continuo persistindo…

hipismo

 

Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.

Siga o Hipismo&Co no Instagram. @hipismoeco.