Amor e medo do cavalo

A escritora Neyd Montingelli mais uma vez nos presenteou com um conto sobre meninas e cavalos. O conto de hoje é sobre uma jovem que mesmo apaixonada por cavalos teve que enfrentar o seu medo pelos equinos.

amazona1

Amor e medo do cavalo

Eu sempre gostei de cavalos. Desde pequena amo estes animais grandes, fortes e imponentes. Eles exerciam um fascínio sobre mim que nunca soube explicar.

Lembro de procurar figuras de cavalos para colocar nos meus livros. De querer cadernos que tivessem cavalos na capa. De ter blusas, casacos, meias, toalhas, lencinhos com cavalos. Meu quarto era inteiro enfeitado de cavalinhos, cavalos, cavalões. A todo lugar que eu fosse, tinha que trazer alguma coisinha de um equino.

Como a família inteira já sabia do meu amor por esse animal, nos aniversários e nas outras datas, sempre ganhava presentes que envolvessem cavalos. Eu adorava!

Nunca havia montado. A paixão era gratuita. Era apenas pelo animal em si. Cavalo pelo cavalo. Não importava a raça, a cor, o tamanho, a aptidão. Nem sei como começou. Acho que nasci com este amor por eles. Tenho fotos de ainda bebê brincando com um cavalinho de brinquedo, então, acho que alguém influenciou-me. Só que eu pergunto e ninguém aqui em casa sabe responder de onde surgiu aquele brinquedo. Um mistério!

Assim como as meninas amam seus artistas preferidos, mas sabem que nunca vão poder se encontrar com um Justin Bieber da vida, até meus quase12 anos jamais tinha pensado em me aproximar de um cavalo real. Ainda mais morando em Curitiba e em um apartamento no centro da cidade!

Perto do meu aniversário de 12 anos, uma tia que morava na Europa veio visitar-nos. Sabendo da minha paixão, trouxe-me um uniforme completo de equitação. Foi o presente mais bonito e interessante que eu já tinha recebido. Serviu direitinho e eu fiquei “me achando”.

Ela ficou espantada de eu não fazer aulas de equitação. Eu não entendi. Por que aula? Só porque eu gosto de cavalos tenho que montar neles? Nossa, aquilo deixou-me com um medo terrível. Nunca tinha pensado nisso! Chegar perto de um cavalo, passar a mão nele, MONTAR NELE. Seria possível? Em Curitiba? Onde? Cavalos de quem? E o medo? O que eu faria com ele? Como falar para minha tia que eu estava com muiiiito medo?

Até então eu só tinha visto aqueles cavalos magros dos catadores de papel. Eu nem conseguia olhar. Tinha tanta pena, que dava vontade de levar um pedaço de pão para o cavalo. Por falar nisso, cavalo come pão? Nossa, naquele tempo eu amava tanto os cavalos, mas não sabia NADA a respeito dos cavalos de verdade. Descobri que eu amava a FIGURA do cavalo e não o ANIMAL CAVALO. É uma grande diferença!

Esta minha tia disse que tomaria uma providência quanto a isso. No sábado passou lá em casa e fomos à Hípica. Na verdade, este dia mudou a minha vida, além de saber que foi ela quem me presenteou com o cavalinho das fotos.

Nunca soube o que era uma Hípica. Aos 12 anos a gente pensa que sabe muita coisa, só porque tem um computador e conversa com pessoas de lugares diferentes, mas não conhece a própria cidade. Fiquei encantada!

Aquele lugar parecia mágico. As pessoas andavam e falavam uma língua diferente, era a língua de quem ama os cavalos. É claro que ninguém deu a mínima para a minha presença. Ninguém falou comigo, parecia que eu era invisível. Mas eu não fui até lá ver pessoas, eu quis justificar. Fui ver cavalos e cavalos não falam mesmo!

Paramos no grande cercado já na entrada, onde várias pessoas estavam saltando as “cerquinhas” (mais tarde aprendi que o nome correto era obstáculos). Ficamos observando e eu continuei  encantada! As moças tinham uma postura tão bonita. Os rapazes e até os homens pareciam uns Lords, daqueles filmes de época. Aquele capacete, aquelas luvas. Os cavalos eram belíssimos! Acho que todos eles tomaram banho e foram ao cabeleireiro antes de se apresentarem ali!

É claro que depois também, descobri, ou melhor, aprendi, que eles tomam banho após o trabalho e que aquilo era somente um treino. Eu ficaria mais maravilhada ainda no final de semana seguinte, nos dias de competição.

Em seguida fomos às baias. Nunca pensei que os cavalos pudessem ficar em um lugar tão pequeno e todos ali, sossegados. Mas o medo estava comigo, aumentando, aumentando cada vez que eu chegava mais perto deles.

Um homem todo sorridente com botas de cano longo apareceu. Ele falou com minha tia por muito tempo e foi mostrando as instalações dos cavalos, apresentando os tratadores e certas pessoas que passavam pelo corredor. Quanto a mim, fiquei invisível após os cumprimentos iniciais e dizer que gostava muito de cavalos (no papel e inanimados, esta parte ele não ouviu).

Ele entrou em uma baia e trouxe um cavalo castanho pequeno até perto da minha tia. Eu dei uns 10 passos para trás. Meu coração veio no pescoço e eu senti ele pulsando na minha orelha. O homem deu risada. E já foi falando: “ué? A mocinha tem medo de cavalo? Mas você não gosta de cavalo?” Fiquei muito chateada com isso.

O tratador que estava varrendo a baia, veio perto de mim e disse baixinho:

-Quer que eu te ajude? Eu que cuido desse cavalo. Ele é bonzinho. Olha no olho dele, vem que eu te ensino e eu cuido de você. Não vou deixar acontecer nada com você. Prometo.- E estendeu aquela mão grande e cheia de calos. Gostei dele.

Olhei para ele e peguei naquela enorme mão grossa. Confortada pelas palavras e pelas mãos fortes, fui com ele. O homem sorridente já estava conversando com a minha tia sobre a Europa e nem ligou mais para mim, para o cavalo ou para o tratador.

O Tratador, sim, com T maiúsculo, chamado Juílson, apresentou-me o cavalo, disse para eu olhar na orelha dele. Se a orelha estiver virada para a minha direção, quer dizer que o cavalo sabe que eu estou ali, que ele escutou e está me vendo. Ele  disse que a orelha acompanha o olho. Eu fiquei tão curiosa com essa informação e tão confiante pela presença dele que perdi o medo.

O cavalo chamava-se Well-knit, era pequeno e todo durinho e arredondado. O seu pelo castanho brilhava ao sol. A crina e a cauda um tom mais escuro eram sedosas e bem lisas. Parecia bem sossegado.

Juílson pegou a minha mão e colocou na testa dele. Um arrepio de medo correu pelas minhas costas, mas foi embora quando olhei bem nos olhos do Well-knit. Ele encostou o nariz no meu rosto. Eu quase desmaiei. “Pronto, pensei, agora ele me morde”. Nada. O Tratador deu-me uma cenoura enorme e mandou que eu segurasse para ele comer. Assim que ele abocanhou um pedaço larguei e a cenoura caiu. Juílson riu e disse que eu tinha que segurar, pois o cavalo cortava os pedaços para comer. E o medo dele morder os meus dedos?

E assim foi, eu, o Tratador e o cavalo rindo e nos conhecendo e minha tia e o homem de botas conversando. Depois de muito tempo fomos para casa. No caminho a tia perguntou se eu gostaria de fazer aula de equitação na Escolinha da Hípica e aprender mais sobre os cavalos. Adorei a ideia.

E foi aí que começou realmente a minha vida com os cavalos. Agora com os cavalos de verdade. Aqueles de carne e ossos. Aqueles que interagem conosco, que nos reconhecem, que pedem cenoura quando chegamos perto, que saltam as “cerquinhas”, que nos dão realmente alegria.

Só então aquela paixão que eu tinha por cavalos de filmes, de brinquedos, de fotos, de desenho foi transformada em amor verdadeiro por um ser vivente. Hoje o Well-knit é meu e juntos participamos das competições.

Mas uma lição eu aprendi: quando vejo uma menina nova na Hípica, vou sempre falar com ela, pois lembro do dia em que cheguei aqui e andei invisível por entre as pessoas. E também, nunca vou forçar ninguém a chegar perto dos cavalos, a pessoa pode ter medo como eu tinha.

amazona2

Conto de Neyd M.M.Montingelli.

Neyd nasceu e mora em Curitiba, casada, tem 4 filhas e 1 neto, formada em Psicologia, com especializações em Nutrição, Queijos, Leite e outros cursos na área de animais. Já teve criação de Cabras e um Laticínio. É aposentada pela Caixa Econômica e agora escreve sobre a família, crônicas e contos tendo 8 livros já publicados.