Você e seu cavalo no Hipismo&Co:
Juliana Macedo Ribas

A seção “Você e seu cavalo no Hipismo&Co” foi uma ideia do meu amigo Paulo e fez muito sucesso durante um ano. Semana passada foi a última entrevista enviada para o blog. E por isso percebi que estava na hora de publicar a minha entrevista. Alguns leitores me pedem para publicar fotos e falar do meu cavalo aqui, então essa será a oportunidade de mostrar um pouco da minha história no Hipismo.

mufaEeu
Nome:
Juliana Macedo Ribas

Nome do cavalo:
Mufassa das Cataratas

Onde monta:
Haras Adal – Colombo – PR

Modalidade/altura/categoria:

Adestramento, Média I, amador

Quando você começou no hipismo? Você se lembra da primeira vez em uma hípica?

Neta e filha de fazendeiros sempre tive contado com cavalo, mas a primeira vez que estive em uma hípica foi no Clube Marapendi no Rio de Janeiro. Meu pai foi o responsável por me apresentar o esporte e lá no Marapendi iniciei nas aulas de equitação. Logo comecei na modalidade salto, a qual pratiquei durante 20 e poucos anos, porém há um ano atrás mudei para o adestramento.


Qual seu concurso preferido no Brasil?
É difícil escolher um, pois os concursos no Brasil estão cada ano mais bem organizados e com boa estrutura. Mas acho que na modalidade salto o Indoor da Hípica Paulista é muito badalado. No adestramento o FEI World Dressage Challenge é interessante pois da chance para brasileiros competirem com cavaleiros internacionais a distancia, pois acontece a mesma competição em diferentes países e ao final são contabilizados os resultados de todas as regiões.

Existe alguma prova do qual gostaria muito de participar?
Acho que todas as competições nos trazem grandes experiências, por isso o que gostaria é de poder continuar participando de provas independente de quais.

Qual seu ídolo no esporte?
Admiro as amazonas Meredith Michaels-Beerbaum no salto e a campeã olímpica de adestramento Charlotte Dujardin.

O que você mais gosta no ambiente hípico? E o que você mudaria?
Acho que todo mundo que é do meio hípico vai concordar que a melhor parte das hípicas, haras e centros hípicos são os cavalos. Eu gostaria que as pessoas do meio estivessem no hipismo mais pelo cavalo e menos pelo status e dinheiro.

O que o hipismo mudou na sua vida?
Como comecei muito nova não me lembro como era minha vida sem os cavalos. Mas tenho certeza que o hipismo me ajudou a ser o que eu sou hoje. Me deu confiança para não desistir dos meus objetivos e me ensinou que muitas derrotas são importantes para seguirmos em frente.

Você tem algum filme ou música que te inspira nos seus treinos? Qual?
Quem é apaixonado por cavalos sabe que qualquer filme, música ou livro que tenha equinos nos agrada muito, por isso não tenho apenas um filme ou uma música, são muitos.

Qual foi o cavalo que mais te deu alegria e porque?
Todos me dão ou me deram alegria, só poder dividir momentos com eles já me sinto muito feliz. Mas se for para pontuar os que mais me deram vitórias nas competições de hipismo, tenho uma lista. O primeiro foi o Luagem, um cavalo baio assustado que me deu muitas medalhas no inicio da minha vida hípica, ainda na série 0,90m. Depois foi o pequeno voador Astor, que me ajudou a conquistar meu primeiro título estadual na categoria Mirim, com obstáculos a 1,20m. Já adulta quando estava começando minha vida profissional e o hipismo era apenas lazer nos finais de semana, o alazão Oklahoma me conduziu para muitas vitórias na categoria já extinta “Proprietário”. Em uma época que eu estava desanimando no esporte apareceu na minha vida uma égua anglo árabe que batizei de Rita Lee, juntas vencíamos as provas velozes, triunfávamos em concursos estaduais e com muita emoção subimos em um pódio brasileiro na terceira posição. Não posso deixar de fora meu cavalo atual, o Mufassa, pois juntos estamos trilhando uma fase em uma nova modalidade para nós dois e mesmo com pouco tempo de treino saímos do Campeonato Brasileiro de Adestramento do ano passado com o troféu de terceiro lugar e ele ganhou o prêmio de melhor cavalo BH da série.

O que seu cavalo representa para você?
Meu cavalo é o meu terapeuta, ao lado dele parece que consigo ver o mundo melhor. Sinto um amor enorme por ele, que é difícil de explicar. Tenho carinho e muitas vezes preocupação de mãe com esse equino que me retribui com um olhar muito carinhoso.

Mufassa e eu em uma prova de adestramento.
Mufassa e eu em uma prova de adestramento.
Mufassa e eu em um prova de salto.
Mufassa e eu em um prova de salto.
Premiação na Hípica Paulista: Eu e Rita Lee ao lado do meu maior incentivador no hipismo, meu pai Nelson Ribas
Premiação na Hípica Paulista: Eu e Rita Lee ao lado do meu maior incentivador no hipismo, meu pai Nelson Ribas
Eu com a Rita Lee fazendo o que ela mais gostava, galopar.
Eu com a Rita Lee fazendo o que ela mais gostava, galopar.

 

Eu e Oklahoma
Eu e Oklahoma
Brasileiro de Mirim em Porto Alegre: Eu e Astor
Brasileiro de Mirim em Porto Alegre: Eu e Astor
Eu e Luagem
Eu e Luagem

 

 

Veja as outras entrevistas da seção “Você e seu cavalo no Hipismo&Co” aqui.

Se quiser participar dessa seção. Nos envie suas respostas com no mínimo duas fotos para o e-mail contato@hipismoeco.com.br

Fotos: Arquivo Pessoal Juliana Ribas