No sul do Pará, mula deu a luz a um potro da raça ‘Paint Horse’

Uma experiência exitosa chamou atenção de pecuaristas e empresários no sul do Pará: uma mula serviu de barriga de aluguel para um potro, que já tem um mês de vida e não se separa da mãe. Eles vivem em um haras a 10 quilômetros de Rio Maria. O potro foi batizado com o nome de “Playboy” e é filho de “Cereja”, uma mula, que é naturalmente estéril.

O potro é resultado de uma experiência inédita na região. O procedimento foi o seguinte: sete dias depois do cruzamento de um garanhão com uma égua doadora, o embrião foi transferido para Cereja, que serviu de barriga de aluguel.

“Sete ou oito dias após esse procedimento, o embrião já pronto no útero da égua foi retirado e colocado na mula”, explica o veterinário Roberto Gebe.

Playboy nasceu saudável e é da raça Paint Horse, originária dos Estados Unidos, caracterizada como animais fortes e inteligentes. Um cavalo adulto pode custar entre R$ 15 e R$ 20 mil, por isso a experiência da barriga de aluguel é tão comemorada.

O dono do haras, Roberto Paulinelli, tem mais de 300 animais, mas admite que Playboy se tornou especial. “Playboy é especial, agora virou vitrine da fazenda, é novidade e todo mundo quer ver”, conta o fazendeiro.

potro_mula

Fonte: G1