Depois de uma queda saí da hípica em uma ambulância

Faz 30 anos que monto cavalos, nunca tinha saído da hípica em uma ambulância, até semana passada.

Quem pratica hipismo sabe que cair do cavalo não é algo incomum. Eu já perdi as contas de quantas vezes levei tombos nas pistas da hípica. Mas até então eu não tinha tido uma queda que me fizesse sair da hípica de ambulância.

Seis anos atrás eu tive a pior queda da minha vida, virei com meu cavalo no meio de um salto. Dei uma tonteada, mas não precisei ir direto para o hospital. Acho que tive sorte daquela vez. Mas dessa vez não tive sorte não. Caí com o cavalo novamente e fiquei alguns minutos desacordada.

O animal não era meu, estava montando ele pela primeira vez, estava ainda trotando, quando o bichinho tropeçou e fomos parar no chão. Não me recordo disso, mas foi o que me falaram. Acho que tudo foi muito rápido e como desmaiei não me lembro de muita coisa, só acordei totalmente dentro da ambulância, a caminho do hospital. Passei o dia em observação e os resultados de todos os exames foram bons.

A pancada na cabeça foi forte, por conta disso tenho tonturas até hoje, mesmo já tendo passado uma semana do acidente. Uma coisa eu sei, se eu não estivesse usando capacete talvez não estaria aqui pra contar essa história.

Vim aqui fazer esse meu depoimento, pois continuo vendo pessoas montando sem capacete. Tenho visto cavaleiros e amazonas que montam com o equipamento de proteção somente porque sua hípica exige, mas teimam em usar sem a fixação atada. Dessa forma só estão protegidos contra uma queda de um piano em suas cabeças, não é mesmo? Pois se eles caírem da sela, a primeira coisa que saí rolando é o capacete desatado.

Outra novidade que venho observando, é que alguns cavaleiros vem optando pelo uso de capacetes de ciclismo, alegando que são mais leves e frescos. Mas será que esses acessórios de ciclista tem a mesma proteção que um bom capacete de hipismo?

Na dúvida não deixe de usar o capacete de hipismo sempre atado, em todos os momentos que esteja montado. Não use a desculpa de não estar saltando para não usar a proteção. Eu estava apenas trotando o cavalo e mesmo assim tive um acidente que poderia ter tido sérias consequências.

Cuide de você e de seu cavalo!

hípica