Presidente do Turcomenistão cai do cavalo e provoca grande operação para censurar imagem

O presidente do Turcomenistão caiu do cavalo durante uma corrida, no último domingo (28/04), mas a imagem foi censurada pelo governo.

Aparentemente, a queda não provocou ferimentos graves ao presidente Gurbanguli Berdymukhamedov, mas a cena do líder caindo com o rosto no chão sujo do hipódromo localizado na capital Ashgabat parece ter ferido o orgulho do ditador.

Milhares de pessoas estavam acompanhando a transmissão pela televisão estatal da tradicional corrida de cavalos turcomeno chamado Akhal-Teke. No entanto, a TV cortou a transmissão logo após a queda presidencial. A imprensa que cobriu o evento também não mencionou o tombo.

Toda a mídia do Turcomenistão é estatal ou sofre pesada supervisão do governo. A crítica ao governo não existe na mídia local.

As agências de segurança do Turcomenistão fizeram um grande esforço para impedir que a imagem do tombo do presidente fosse visto pelo resto do mundo. O grupo oposicionista no exílio Gundogar disse que algumas testemunhas viram a polícia checando cuidadosamente computadores, tablets, telefones celulares e câmeras de passageiros que estavam deixando o país pelo aeroporto de Ashgabat. A corrida é considerada uma celebração que atrai vários apreciadores de cavalos ao país.

No vídeo obtido pela agência de notícias Associated Press é possível ver que o cavalo do presidente ultrapassa a linha de chegada em primeiro e só depois o líder cai. A imprensa estatal disse que Berdymukhamedov venceu a corrida e só.

Veja aqui o vídeo do tombo.

turquesquistao

Fonte: UOL