Hipismo, esporte para ricos?

A fama que o hipismo é apenas para pessoas com muito dinheiro continua por ai.

Hoje li uma matéria na UOL sobre o hipismo que me entristeceu. O título já falava tudo: “No hipismo não basta ser atleta, é preciso milhões por um bom cavalo.” O texto surgiu com o gancho da final por equipes no Pan, na qual o Brasil ficou de fora do pódio. Entendo que o autor fala de quantias altas para se obter animais para provas em olimpiadas e Pan-Americanos. E não vou aqui discutir sobre isso, pois obvio que um cavalo para saltar uma competição de nível olímpico não pode valer pouco dinheiro.

Porém isso deixa uma imagem muito ruim para o esporte equestre.  , O que me irrita é ver matérias como essa, que fazem com que as pessoas leigas criem um pré-conceito sobre o hipismo. Passando a acreditar que somente milionários montam a cavalo.

Fiz um texto sobre a Frustração no hipismo e os comentários falavam muito sobre precisar ter dinheiro para ser feliz no esporte. Recebi vários feedbacks falando sobre isso. Até um cavaleiro olímpico me enviou um e-mail, falando que se dependesse de ter muito dinheiro ele não tinha chegado onde chegou.

Eu não sou rica, não tenho cavalo caro e não tenho a intenção de ir para as olimpíadas, mas mesmo assim continuo praticando o esporte que mais amo, o HIPISMO. Por isso se você assim como eu, adora cavalos e sonha em tentar um esporte equestre, não desanime ao ler por ai que é preciso ter muito dinheiro para praticar o hipismo.

hipismo
Foto de Tom Szczerbowski-USA TODAY Sports