Hípica X Haras

Você monta em uma hípica ou em um haras?

Hípica são quase sempre clubes em que a atividade principal é o hipismo, eles tem presidentes e diretores. E os cavaleiros são sócios. Tanto que a grande maioria de Hípicas se chamam Sociedade.

Haras normalmente são propriedades particular, que recebem animais de pessoas de fora cobrando uma taxa de estabulagem. Alguns são chamados de centros equestre, outros de escolas de equitação e podem também ser local de criação de animais.

Eu montei por mais de 20 anos em uma hípica, mas agora tenho meu cavalo em um haras. Por isso acho que conheço algumas das diferenças, vou listar os pontos que eu encontro nessa comparação.
1 – Competições
Os clubes organizam mais provas, sendo assim para quem gosta de competir estar com seu cavalo na hípica é bem melhor.

2 – Profissionais
Os profissionais, como instrutores, veterinários e até ferreiros costumam ficar mais tempo dentro das hípicas. Então montando lá você não precisa ficar implorando para eles irem lhe atender. Já no Haras você tem que rezar para eles aparecerem assim que você chama.

3 – Amigos
Na hípica, fazemos amigos, mas parece que existem grupinhos, ou seja dentro do lugar onde você monta e treina sempre vai ter aquela pessoa que torce contra você, pois você não é da turma dela.
No Haras tenho a impressão que as pessoas ficam mais amigas e parecem umas torcerem pela outras. Talvez isso acontece porque o grupo é menor. Mas sei que é bem mais divertido ter amigos do seu lado.

4 – Custo
Como é um clube, a hípica custa mais caro que no Haras, pois além do valor para manter o seu cavalo, você tem a mensalidade de sócio.

5 – Desfile
Parece que porque o nome é Sociedade Hípica, as pessoas agem como se fosse importante andar com roupas e equipamentos de marcas. O pessoal do haras parece mais relaxado com isso, algumas vezes até demais, vemos muitos com material remendado e algumas vezes nem tem o equipamento certo.

6 – Liberdade
Os cavalos adoram morar nos Haras, pois lá eles tem bastante espaço para curtirem sua liberdade e conviverem com outros de sua espécie. Já nas hípica, se eles não estão treinando ficam nas cocheiras, o máximo que conseguem é um passeio no cabo.

7 – Contato com a natureza
Se quiser fazer um passeio no meio da mata, ou ainda ver um lago, com certeza no Haras você encontrará isso. Os passeios na hípica são envolta da pista ou entre as cocheiras.

8 – Insetos
Como no Haras estamos mais próximos da natureza os insetos aparecem em maior número, além é claro daquelas mosquinhas que normalmente perseguem os cavalos, encontramos butucas, vespas e todo o tipo de bichinhos que picam. Na hípica encontramos as moscas de sempre e algumas vezes os malditos pombos, por causa da proximidade com os centros urbanos.

9 – Distancia
Não é regra, mas normalmente as hípicas ficam perto ou ainda dentro da cidade. Mas os Haras costumam ficar um pouco mais afastado, com isso para irmos montar temos que encarar muitas vezes estrada e termos tempo disponível para uma pequena viagem diária.

10 – Férias
Quando vamos ficar fora em uma viagem por exemplo, nossos cavalos podem ganhar umas férias. Se eles ficam na hípica temos que tira-los de lá e levarmos para um Haras, para curtirem a liberdade. Mas se seu cavalo já está no Haras você não terá esse custo extra.

É claro que cada um tem diferentes avaliações sobre esse tema e muitas vezes tem necessidades diferentes. Esses itens que pontuei são os que me fazem pensar a respeito do assunto.

Se você tem uma visão diferente não deixe de comentar aqui.

hípica

Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.

Siga o Hipismo&Co no Twitter.

Siga o Hipismo&Co no Instagram. @hipismoeco.

Inscreva-se no canal do Hipismo&Co no Youtube.