Frio e o comportamento equino

Está frio na sua cidade? Seu cavalo fica diferente em dias de temperatura baixa?

Aqui em Curitiba os  dias de inverno costumam sem bem frios. Sempre noto que os cavalos ficam mais agitados, assustados e aprontando com seus cavaleiros.

Meu cavalo fica um pouco mais sensível aos movimentos em torno da pista quando está frio, já conheço ele e sei controlar esses momentos de susto dele. Mas vejo muita gente perguntando qual a razão do seu cavalo disparar, assustar ou ainda corcovear naqueles dias frios de inverno.

Sempre soube que quando o cavalo sente frio ele fica com mais gás e temos que trabalhar um pouco mais para ele se aquecer. Para entender melhor esse comportamento dos equinos, pesquisei e a resposta que encontrei foi que, os cavalos na natureza precisam de mais energia para sobreviver ao inverno. Por isso os organismos deles manda essa super carga durante a temporada de baixas temperaturas.

Ou seja temos que gastar essa energia extra, pois nossos cavalos usam capas, ganham boa alimentação o ano todo e não terão dificuldade para aguentar o inverno. Esse gás extra que eles ganham nessa época, acaba só atrapalhando nossos treinos e algumas vezes nos deixando com medo.

Minha dica para aqueles que tem animais que dão trabalho em dias de frio é: rodem eles na guia antes de monta-los, uns 10 minutos, isso já pode fazer alguma diferença.

frio

Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.

Siga o Hipismo&Co no Twitter.

Siga o Hipismo&Co no Instagram. @hipismoeco.

Inscreva-se no canal do Hipismo&Co no Youtube.

Acompanhe o SnapChat do Hipismo&Co (hipismoeco)