Cavalos mergulhadores

Durante muitos anos foi o espetáculo principal no Steel Pier de Atlantic City. O cavalo e seu ginete subiam em um trampolim de até 20 metros e saltavam no vazio lá do alto. O resultado era uma mergulho espetacular que às vezes terminava em graves lesões para ambos.

Diving Horse

O criador da atração foi o empresário William “Doc” Carver, um dos melhores atiradores de precisão do mundo, cuja vida era uma constante aventura. Carver teve a idéia quando cruzava uma ponte sobre o rio Platte em Nebraska, e ele e seu cavalo caíram na água.

Começou a explorar a ideia em 1880 e os primeiros saltos foram realizados por Carver e sua própria filha Lorena; logo vários outros cavaleiros se juntariam ao grupo. O show tornou-se uma fixação permanente em Atlantic City, que antes da Disneylândia, era o pátio de diversão da América.

Cada saltador tinha seu próprio estilo, uns saltavam com impulso, outros inclinando a cabeça, inclusive alguns saltavam com o cavalo em duas patas. Tudo era questão para que o público, que sempre enchia os shows, escolhesse seu ginete preferido -que quase sempre eram mulheres.

Inicialmente a torre de mergulho, estava situada a 22 metros, uma altura que causava grande temeridade aos cavalos e inclusive aos cavaleiros. Mais tarde reduziram a altura para 14 metros, para finalmente, e por motivos de segurança, chegar aos respeitados 10 metros.

As filhas de Doc Carver junto a sua nora, continuaram com o show depois de sua morte. Em 1931, Sonora Webster, contratada pelos Carver através de um anúncio, junto a seu cavalo “Lábios vermelhos”, perdeu o equilíbrio na plataforma e caiu na água com os olhos abertos perdendo a visão pelo resto da vida, apesar de que ainda permaneceu saltando durante outros dez anos. Esta história inspirou o filme Wild Hearts Can’t Be Broken (Mergulho em uma paixão) feito pela Disney em 1991.

No início da década de 70, estes shows passaram a receber muitas críticas dos defensores dos direitos dos animais, o que contribuiu à diminuição de sua popularidade. Nas últimas décadas receberam denúncias como a utilização de choques elétricos para convencer o cavalo de seu obrigado mergulho.

O mergulho de cavalos deixou de ser praticado no final de 1978, quando o parque sob a pressão dos grupos defensores dos direitos animais, foi comprado pelo Resorts International.
Fonte: Wikipédia