Campeonato de Hipismo Brasileiro de Senior Top e Seletiva para o Pan

Na tarde dessa quinta-feira, 9/6, a 1ª parcial do Campeonato Brasileiro de Senior Top – valendo também uma vaga na equipe brasileira de Saltos nos Jogos Panamericanos 2011 – movimentou a pista de grama da agora centenária Sociedade Hípica Paulista.

Sob chuva e muito frio foram 13 os conjuntos (cavalo/cavaleiro) que entraram na pista para saltar o percurso de 12 obstáculos, incluindo um três duplos, idealizado pelo course designer top internacional Frank Rothenberger da Alemanha. Conforme a característica da prova tabela C, as faltas foram convertidas em tempo (1 falta em 4 segundos).

Primeiro a largar, Yuri Mansur com seu QH Mega Mamute Chico Z não deu chances aos adversários e registrando a marca de 72s03, percurso limpo, tempo que permaneceu imbatível até o final. Quarto em pista, Mario Appel com seu Joffre de Rolonde Bom Sabor em mais um percurso sem faltas registrou 72s75, que lhe garantiria o 2º posto.

Em mais uma grande performance, 10º na ordem de entrada, o líder parcial das seletivas rumo ao Pan César Almeida apresentando Vanity Império Egípcio fechou o percurso sem triscar na madeira em 74s39. Um resultado que rendeu a Cesar, medalha de ouro por equipes no Pan Rio 2007, o 3º posto e a continuidade da liderança na disputa por uma vaga das vagas rumo ao Pan 2011,em Guadalajara, no México.

“Fiquei bem satisfeito com meu desempenho. Foi importante fazer um percurso sem faltas e agora com esse terceiro lugar continuo à frente na seletiva do Pan”, declarou César.

Completaram o placar da 4ª à 6ª colocação, o nove vezes campeão brasileiro senior Vitor Alves Teixeira com Alkazar Império Egípcio, em 75s26 já computando 4 segundos por uma falta, Pedro Junqueira Muylaert, o Pepê, com Ducati e Fabio Sarti com seu Waloubet, ambos com pista limpa, 74s75 e 75s94. Todos os seis primeiros colocados representam São Paulo.

Para Frank Rothenberger, armador da Final da Copa do Mundo 2011 e do tradicional Concurso de Aachen, o resultado foi satisfatório. “Tivemos sete conjuntos sem faltas, o que foi muito bom, pois não adiantava correr muito uma vez que são somente 13 concorrentes”, disse Rothenberger. “Devido a chuva optei por um armar um percurso um pouco mais leve, sobretudo porque ainda teremos duas parciais bem mais fortes pela frente”, garantiu o renomado armador.

À esquerda, Mario Appel, 2º colocado, ao lado do vencedor e grande amigo Yuri Mansur
O líder das seletivas rumo ao Pan, Cesar Almeida recebeu seu prêmio das mãos de Maria Angela Aguiar, titular do Haras Império Egípcio

Fonte e fotos: Carola May