10 Valores que o hipismo ensina aos filhos

O Hipismo é uma ótima ferramenta para educar crianças e torna-las adultos com bons valores.

Os bons valores aprendem-se na infância e ao longo da nossa vida e podem ser transmitidos de pais para filhos. Com a ajuda dos cavalos essa tarefa pode ficar um pouco mais fácil, pois não é segredo para ninguém: educar uma criança é difícil.

Vejam abaixo alguns valores para passar para as crianças com o auxílio dos cavalos.

1 – Autoestima
Uma criança pode controlar um animal de 500kg e isso lhe dá poder, ajuda a construir autoestima e a confiança da própria capacidade para enfrentar diferentes situações.
Contra indicado: O pai se frustra com o resultado ruim do filho na competição e enche a criança de críticas sobre sua equitação e a respeito do cavalo.

2 – Responsabilidade
O hipismo entre todos os esportes, talvez seja o que mais ensina o senso de responsabilidade para as crianças, pois além de obrigações como horários de treinos e competições, a criança é responsável por um ser vivo que requer muitos cuidados.
Contra indicado: A criança não se envolve com os cuidados do animal, seu tratador faz todas as tarefas. Se o jovem cavaleiro precisar puxar o cavalo no cabo, não saberá como, quem dirá encilhar ou escovar o animal.

3 – Cortesia
Nas hípicas, haras e clubes as crianças convivem quase que diariamente com funcionários como tratadores, pistinhas e outros. Ótima oportunidade para que os filhos saibam tratar todos com cortesia.
Contra indicado: As crianças presenciam cavaleiros destratando pistinhas, que estão ali para ajudar nos treinos e nas competições. Ou ainda veem  grosserias dos atletas com os comissários do paddock, apenas porque esses querem entrar antes na pista da prova. 

4 – Humildade
Esportes equestres proporcionam várias situações as quais os jovens cavaleiros devem ser humildes; como na hora de parabenizar os seus concorrentes no pódio, ou ainda cometer erros sem culpar os pobres animais.
Contra indicado: Após uma prova ruim o pai culpa o cavalo e não permite que o filho assuma seu erro. No pódio se perder a criança vai buscar sua medalha de segundo ou terceiro lugar, com cara de choro ou emburrada, mostrando total desprezo ao campeão.

5 – Integridade
O esporte equestre ensina pessoas a serem justas e corretas, mesmo que custe sua vitória.
Contra indicado: O pai vai até o juiz da prova dizer que ele não julgou corretamente seu filho, ou ainda acusa os outros concorrentes de cometerem faltas que não são verdadeiras. Normalmente esse pai se aproxima do juri brigando, totalmente sem razão.

6 – Perseverança
O hipismo ensina a ter força de vontade suficiente para não desistir nos primeiros obstáculos.
Contra indicado: O pai incentiva o jovem cavaleiro a desistir após uma falta ou ainda um refugo sem nem ao menos tentar novamente.

7 – Otimismo
Todos os esportes trazem mais razões para agir, em vez de desculpas para ficar parado. Exergando o lado bom das coisas. Sempre aprendemos novas coisas com os cavalos, a derrota pode ser boa, pois é um aprendizado.
Contra indicado: A criança já vai para a competição pensando que vai perder e o pai acredita que não será um bom resultado.

8 – Respeito
Respeitar os cavalos é ponto importante no hipismo.
Contra indicado: Os pais incentivam o filho apenas a competir e não a cuidar e repeitar o animal. Se o cavalo não está bem os pais mantém a criança na competição pensando apenas no resultado e não no bem estar do animal.

9 – Seguir regras
Competições esportivas tem regras a serem seguidas. Mas no hipismo as regras são claras até nos treinos. Como o lado certo de saltar o obstáculo, montar de capacete, horário de usar o picadeiro e outras regras.
Contra indicado: O filho saltou a prova e cometeu falta, o pai vai até o juiz e tenta convence-lo a permitir que o filho salte novamente, independente da regra não permitir uma segunda passagem.

10 – Compaixão
Com os cavalos a compaixão é algo que surge rapidamente. Fazendo com que a criança se sensibilize com os sentimentos dos animais, passando isso para as pessoas ao seu redor.
Contra indicado: Se o cavalo está desconfortável ou com dor, os adultos, que são exemplos, não se preocupam com o animal e continuam trabalhando sem aplicar nenhum tratamento.

valores

Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.

Siga o Hipismo&Co no Twitter.

Siga o Hipismo&Co no Instagram. @hipismoeco.

Inscreva-se no canal do Hipismo&Co no Youtube.