10 desculpas para não praticar hipismo

Vejo pessoas comentando fotos de cavaleiros e amazonas com a frase: “Acho lindo, gostaria de fazer equitação”. Será que essa pessoa já tentou montar um cavalo? Quando pergunto para essas pessoas que admiram o hipismo, mas não praticam, o por quê delas não montarem cavalos, a resposta quase sempre vem com algumas desculpas. Veja abaixo algumas delas.

1 – Não tenho um cavalo.
Nas escolas de equitação você não precisa ter um cavalo próprio, eles tem animais específicos para os alunos iniciantes.

2 – Eu não tenho tempo.
Claro, que quem tem seu próprio cavalo precisa se dedicar diariamente, mas você pode fazer aulas em uma escola de equitação e escolher o melhor dia e horário para encaixar na sua agenda. Tem escolas que possuem turmas noturnas.

3 – Nunca montei em um cavalo.
Como tudo na vida, sempre tem uma primeira vez. Na sua primeira aula, com certeza irão lhe dar um cavalo bonzinho e bem calmo para não te assustar.

4 – Não tenho companhia.
Não tem problema. O hipismo tem isso de legal, você nunca vai estar sozinho pois tem um animal te fazendo companhia, que vai estar ali para interagir com você.

5 – Não tenho bota e capacete.
O equipamento para praticar hipismo pode ser bem caro mesmo, mas como você vai estar começando, acredito que algumas escolas possam lhe emprestar o material necessário. Se realmente você pegar gosto pelo esporte, pode investir na compra de equipamento, que não precisa ser aquela bota “Diva” caríssima ou aquele capacete importado “Samshield”. Você pode escolher marcas nacionais que tem bons preços e boa qualidade.

6 – Estou muito velho.
No hipismo idade não é problema, a prova disso é que existem cavaleiros com 70 anos ainda participando de competições. E você pode escolher uma modalidade mais tranquilas, como cavalgada, não precisa sair se colocando em risco saltando obstáculos.

7 – É muito perigoso.
Realmente montar a cavalo pode ser arriscado, mas se você tomar alguns cuidados como usar material de segurança, capacetes, coletes protetores e tiver acompanhamento de instrutores qualificados, o perigo diminui muito. E afinal a vida é cheia de riscos!

8 – Tenho medo de cavalos.
Medo de um animal tão magnifico e amigo como o cavalo, essa realmente eu não entendo, mas talvez porque sou uma pessoa do cavalo. Experimenta conhecer mais de perto os equinos e tenho certeza que vai encontrar um cavalo tão bonzinho que você vai se apaixonar.

9 – Estou acima do peso.
Não precisa ser magro e pequeno, somente nas corridas de jóquei é exigido um peso máximo dos atletas. E as aulas de equitação podem te ajudar a perder alguns quilinhos.

10 – Estou sem grana.
Mais uma vez devo dizer que ter seu próprio cavalo realmente demanda mais gastos. Mas em uma escola de equitação você pagará quase o mesmo valor de uma academia. E eu particularmente acho que o lazer ao lado dos cavalos é muito mais gostoso que ao lado de equipamentos de musculação.

hipismo

 Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.