Zona de conforto no hipismo

“Na psicologia, a zona de conforto é uma série de ações, pensamentos e/ou comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco.” Wikipedia

Lendo um texto sobre zona de conforto no blog de corrida Corre Paula, parei pra pensar como muitas vezes usamos essa condição no hipismo.

Você já deve ter escutado algum cavaleiro ou amazona falar algo como: “Não vou lá porque meu cavalo vai se assustar” ou “Meu cavalo tem medo disso”.  Será que essas frases não sou usadas como uma desculpa para não sair de uma zona de conforto?

Eu mesma já usei pretextos como esses. Já deixei de fazer passeios diferentes com meu cavalo porque achava que meu amigo equino iria ficar com medo de pequenos lagos, ou de outros animais que poderíamos encontrar pelo caminho. Ficando na minha zona de conforto deixei de passar bons momentos a cavalo e privei meu companheiro de descobrir coisas novas e enfrentar seus medos.

Porque não nos arriscamos e encaramos novos desafios? Passei a fazer isso e recomendo. Agora levo meu cavalo a lugares novos que antes eu achava que poderia ser difícil para ele, me arrisco em exercícios que evitava por receio de errar e para minha surpresa meu amigo de quatro patas encarou tudo numa boa. Com isso tenho sentido meu animal mais confiante e corajoso, sem falar que não fico mais dando desculpinhas para ficar confortável sem me aventurar. Acho que esse conselho serve não só para a equitação, mas também para questões da vida.

Fica a dica!

zona de conforto

Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.