Significado de Cavalo Paraguaio

Já que hoje (12/06/2014) começa a Copa do Mundo e o assunto que mais vai ser falado por todos os cantos do país será futebol. Vim aqui explicar o significado de um termo do esporte que usa o equino como comparação: “Cavalo Paraguaio”.

Cavalo paraguaio é uma gíria utilizada no futebol brasileiro para designar equipes que tenham uma boa atuação no começo de um campeonato, ou mesmo em uma partida, e a seguir decaem de modo a serem superados pelos demais.

A expressão “cavalo paraguaio” também é usada para nominar um jogador, quando este se destaca, com um excelente futebol, no início dos jogos e, depois cai de produção.

Cavalo paraguaio é uma expressão popular que teve origem no turfe. Quando um cavalo dispara na largada, indicando que vai ganhar o páreo e, no meio da corrida é ultrapassado pelos outros competidores, diz-se que ele é um cavalo paraguaio.

A República do Paraguai é um país localizado na América do Sul, fazendo fronteira com o Brasil, a Bolívia e a Argentina.

Na Ciudad del Este, localizada na região conhecida como Tríplice Fronteira, encontra-se uma zona franca de comércio, o que atrai um grande número de compradores, atraídos pelos baixos preços. Vários compradores identificaram produtos falsificados vendidos na zona franca de Cuidad del Este, o que fez a palavra paraguaio, ser empregada no sentido pejorativo, como algo que tem qualidade duvidosa.

cavaloparaguaio

 

Fonte: Significados