Quer aprender a fazer uma boa mundaça de pé simples com seu cavalo?

Depois de uma temporada afastado o nosso colaborador, Bruno Gomes voltou com um vídeo sobre mudança de pé simples. Acho que pode ajudar quem está treinando para provas da série Média I ou para quem apenas quer melhorar as transições de seu cavalo.
Para quem não sabe a mudança de pé simples é a transição do galope para o passo.

Veja o vídeo e logo abaixo os comentários de Bruno.

“O vídeo apresenta transições de pé simples comummente usadas nas reprises de Média I. O animal mostra várias mudanças bem realizadas e o instrutor, que está narrando, faz comentários acerca dos erros e dos acertos. Há correções quando o animal apresenta reações indesejáveis, o professor se preocupa com a preservação da calma e não precipitação do cavalo. Ocorre demonstração de três tempos bem definidos de galope além do passo bem sedimentado. Ademais a amazona possui boa desenvoltura com sua montaria. É mostrado que para obter boas mudanças a calma e não tensão são fundamentais, citando as meias paradas como forma de preparar o exercício, além de que é uma forma de antecipar a precipitação do cavalo. O vídeo mostra que é importante não ficar em apenas um local da pista fazendo as transições, mas sim executar o exercício em diferentes locais do picadeiro.

Penso que para esse tipo de movimento deve-se usar toda a extensão da pista e usar as ajudas para suavizar a transição descendente, que normalmente são as seguintes: meias paradas (mãos alternadas ou juntas) acompanhadas de pressão nas pernas e contração dos glúteos. Os ombros devem estar ligeiramente para trás pois isso deposita peso nos posteriores e levanta as espáduas do animal além de estar relaxado e respirar fundo.

O instrutor termina dizendo que não é um exercício para ser feito sempre, que no lugar disso, deve-se fazer muitas transições em todos os andamentos, pois quando se repete as transições de pé simples seguidamente o cavalo começa a ficar tenso e perde qualidade do movimento.”

Bruno Gomes é cavaleiro de adestramento da equipe do Centro Paranaense de Arte Equestre que fica em Piraquara no Paraná.