Pré-carnaval de Porangaba tem cavalos e mulas com fantasias

A avenida foi preparada para receber mais um animado desfile de pré-carnaval. Mas, ao invés de grandes escolas, belas mulheres e baterias sincronizadas, a principal atração do carnaval de Porangaba (SP), são mulas e cavalos. Fantasiados, os animais desfilaram pelas ruas da cidade ao som de marchinhas de carnaval. Foi a 1ª edição do “Carna–valgada”, realizada neste sábado (22).

Os donos de cavalos e mulas precisaram esbanjar criatividade para chamar atenção. A estudante Amanda Vaz chegou a encomendar a fantasia do animal em uma costureira de escola de samba. “É legal, eu gostei muito. Adorei ver minha égua toda fantasiada, bonita. Gostei bastante“, afirma.

Entre as fantasias havia o Zorro, o cangaceiro e a bailarina. A técnica de enfermagem Suéllen de Souza conta que para fantasiar a égua Nega foi preciso um período de adaptação. “Nós estudamos o animal, para ver o que ele vai deixar a gente colocar nele, porque às vezes ele não aceita. A gente vai bolando, montando devagarzinho“, brinca.

Além das fantasias, é importante caprichar nas pequenas coisas, como fazer trancinhas na crina e colocar adereços nas patas. Todos esses pequenos detalhes fazem diferença no julgamento, assim como em qualquer desfile de carnaval. “Nós avalíamos alguns itens, entre eles, originalidade, beleza, e a fantasia”, afirma o jurado Sandro Nogueira.

A ideia de criar o evento foi de Adson Cardoso. “Na verdade a gente já tem cavalgadas durante o ano todo em homenagem a santos. Dessa vez nós juntamos o útil ao agradável, ou seja, o lazer de uma cavalgada com a animação do carnaval“, explica.

A população do município ficou surpresa com o evento, e gostou da festa. “Eu achei bonito porque eles sempre desfilam, mas sem fantasia. E agora, com a fantasia, foi muito bonito”, conta a dona de casa Maria de Lourdes Miranda.

carnaval1 carnaval2 carnaval3

Fonte: G1