Plágio nos sites do meio equestre

O hipismo brasileiro conta com alguns sites, blogs e revistas online para distribuir informações e novidades sobre o mundo equestre. Eu como amante do esporte e do cavalo acho que é muito importante a existência desses meios de comunicação.

Criei esse blog exatamente porque sei que existem muitas pessoas que assim como eu, são apaixonadas pelo hipismo e tem sede de informação sobre o assunto. Dedico minhas horas livres para rechear o blog Hipismo&Co de posts relevantes, faço pesquisa e tento sempre trazer novidades. Não recebo nenhum tipo de remuneração por esse trabalho e ainda assim gosto do que faço pelo blog, porém fiquei muito triste quando vi meus artigos sendo plagiados.

Selo criado por Tuka Pereira

Segundo o dicionário Aurélio: Plágio – do Lat. plagiu < Gr. plágios, oblíquo, indireto, astucioso
s.m. Assinar ou apresentar como seu (obra artística ou científica de outrem)

Ou seja plágio é violação dos direitos autorais e é crime.

Veja abaixo uma parte da Lei sobre direitos autorais:

Lei nº 9.610/98 – Direitos Autorais

Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos.

Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro , tais como:

I – os textos de obras literárias, artísticas ou científicas;

Art. 24. São direitos morais do autor:

I – o de reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra;

II – o de ter seu nome, pseudônimo ou sinal convencional indicado ou anunciado, como sendo o do autor, na utilização de sua obra;

Eu não ligo que usem meus posts em outras publicações, pois como falei antes acho importantíssimo que o hipismo e o cavalo estejam na mídia. Mas gostaria que os meus posts quando reproduzidos sejam atribuídos a mim e não a outras pessoas.
Muitas vezes postei informações tiradas de outros meios de comunicação para publicar no Hipismo&Co e sempre fiz questão de colocar os créditos. Até mesmo quando alguns dos meus leitores me enviam dicas para posts eu indico de onde veio a informação.

Entrei em contato com o dono do site que está plagiando meus posts e este resiste em colocar os créditos. Ao invés disso ele preferiu tirar as publicações copiadas do Hipismo&Co da sua revista online. Me garantiu que até hoje os artigos plagiados sairiam do ar.  Porém até agora nenhum dos 14 posts que ele copiou na intergra daqui do blog foram deletados de lá.

Aproveito esse post para informar que os artigos do Hipismo&Co podem ser copiado, desde que seja citada a autoria da obra original. E a propósito, o blog tem a restrição do Creative Commons. Se você quer publicar meus posts, basta colocar o crédito junto ao artigo: Hipismo&Co e linkar para o endereço do blog http://www.hipismo.wordpress.com

Desculpe o desabafo, mas senti que meus direitos foram desrespeitados. E acredito que plágio não deve ser aceito e nem tolerado de forma alguma.