Pergunte ao Mufs:
Como posso evoluir no hipismo?

pergunte-ao-MufsA pergunta da vez para o Mufs é da Suzana. Ela pratica hipismo na modalidade salto e quer saber como pode subir de categoria sem ter um cavalo com potencial para isso. Veja abaixo o dilema dela.

“Monto há 14 anos e fiz muitos amigos durante a minha jornada no meio hípico, amigos equinos e humanos.

Sempre subi no pódio desde do começo, quando saltava 0,40m, até os dias de hoje em séries mais altas. Porém  meus cavalos eram muito limitados. Meus pais não tem como bancar um cavalo de maior potencial, para que eu possa subir de categoria.

Fico muito triste de continuar competindo na mesma altura há 4 anos e vendo todos os meus amigos “passarem de ano”.

Conheço pessoas que apenas com 4 anos de hipismo já saltam 1.30m e eu em 14 anos nao salto nem 1.20m.

Mufs por favor me ajude. Como posso evoluir sem ter um cavalo que salte provas fortes?

___________________________________________________________

“Querida Suzana,

Eu particularmente  acho que evolução no hipismo não quer dizer saltar mais alto. Você pode ser uma boa amazona saltando provas intermediarias. Por que não ficar em uma categoria mais baixa, saltando com segurança, se divertindo e ainda por cima subindo ao pódio?

Se você quiser seguir carreira profissional no hipismo, as coisas mudam e terá que investir ou conseguir alguém que lhe apoie financeiramente.  Mas se o hipismo é uma forma de lazer para você, não tem porque achar que deveria estar saltando provas fortes só porque já monta há muito tempo. Não é vergonha nenhuma não subir de categoria, vergonha seria estar saltando mais alto, sacrificando seu animal e ainda se arriscando.

Atualmente existem categorias que permitem que todos saltem e concorram a prêmios nas séries que mais se sintam seguros e aptos: como Jovens Cavaleiros e Amadores (com provas de 1,00m a 1,30m). Com certeza irá encontrar provas para você e poderá participar dos concursos, ganhando suas medalhas.

O mais importante no hipismo é se divertir, respeitando os limites do seu cavalo.”