Palavras do vocabulário hípico

Novas palavras para quem não é do hipismo.

Quem não pratica hipismo deve estranhar quando nos escutam falando alguns termos e palavras que para nós cavaleiros e amazonas fazem parte do nosso vocabulário.

Quando falamos que saltamos o “Rio“, pessoas de fora do esporte devem imaginar que passamos por um riacho ou algo assim, mas na verdade o obstáculo que chamamos de “Rio” está mais para um lago. É um quadrado azul cheio de água, raso e revestido com material emborrachado.

vocabulário
Obstáculo Rio

Imagino alguém que nunca montou um cavalo nos escutando quando falamos que precisamos mudar a embocadura, não devem entender nada. Quando nos referimos a embocadura estamos falando do material que vai na boca do cavalo quando são montados, como é o caso do freio ou bridão.

palavra
Bridões e freios são tipos de embocaduras

 

Nós usamos muito no hipismo a palavra Forfait quando desistimos de participar de uma competição da qual estávamos inscritos. Acho que também não é uma palavra comum para quem é de fora do esporte.

Cavaleiro que desiste da competição faz Forfait
Cavaleiro que desiste da competição faz Forfait

Culote não é apenas aquela gordura localizada na parte externa da coxa das mulheres, mas também a calça que usamos para montar.

palavra culote
Culote, calça dos cavaleiros e amazonas

 

No nosso vocabulário hípico existem muitas outras palavras que algumas pessoas podem estranhar. Essas são só algumas, se você sabe de outras deixem aqui nos comentários.

Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.