No hipismo, Brasil está em 3º após o 1º dia da competição de saltos no Pan

A seleção canarinho de saltos estreou hoje no Guadalajara Country Club com provas valendo a classificação por equipes e no individual dos Jogos Pan-Americanos. O coletivo brasileiro encerrou o primeiro dia de disputas na terceira posição. Os Estados Unidos lideram parcialmente, seguidos pelos donos da casa. No individual, a americana Elizabeth Madden está na liderança. Bernardo Alves é o brasileiro mais bem colocado, na oitava colocação, seguido por Doda Miranda e o campeão olímpico Rodrigo Pessoa.

Os cavaleiros e as amazonas voltam à pista para dois percursos nesta quinta-feira, com direito a briga por medalhas no torneio por equipes. No individual, os 25 melhores se classificarão para a final, no próximo sábado. O hipismo brasileiro coleciona 20 medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo 11 só nos saltos.

– Estamos satisfeitos com os resultados de hoje. O objetivo era não forçar muito no primeiro dia. Estamos no bolo e na briga pelo ouro. Os cavalos estão muito bem preparados e agora nos resta torcer para a medalha chegar – contou Luiz Roberto Giugni, presidente da Confederação Brasileira de Hipismo.

A prova que abriu a prova de saltos em Guadalajara foi regida pela Tabela C, em que a falta é revertida em quatro segundos no tempo final de cada conjunto. O mexicano Javier Fernandez fez um percurso técnico com dificuldades progressivas na pista de 14 obstáculos.

Rodrigo Pessoa foi o primeiro da equipe brasileira a se apresentar, uma estratégia de começar pelo mais experiente. O maior cavaleiro da história do país montou a égua Ashley, e completou um percurso sem faltas, em 83s28,  terminando na décima posição.

A segunda a entrar na pista foi a amazona gaúcha Karina Johannpeter, que montou o Dragonfly de Joter. Com uma falta, ela cravou o tempo de 88s57, terminando na 22ª colocação. O mineiro Bernardo Alves, com Bridgit, também cometeu uma penalidade mas compensou no tempo, encerrando em 81s72, em oitavo lugar.

Álvaro de Miranda Neto, o Doda, foi o último a se apresentar, já que é dono dos melhores resultados e da melhor posição no ranking da Federação Equestre Internacional, na 16ª colocação. Com AD Norson, o medalhista olímpico fez uma falta e fechou o percurso em 82s78, na nona colocação no individual.

– O Norson saltou bem hoje. Como teremos um dia longo amanhã, sabia que não dava para exigir tudo hoje. Terminamos o dia em terceiro mas temos toda a condição de trazer a medalha de ouro amanhã – contou Doda.

Rodrigo Pessoa foi o primeiro brasileiro a disputar a prova de saltos no Pan-Americano (Foto: Reuters)

Resultado parcial por equipes:

1º) EUA – 2.90
2º) México – 3.26
3º) Brasil – 7.61

Resultado parcial individual:

1º) Elizabeth Madden / Coral Reef Via Volo (EUA) – 77s53 – 0 pts
2º) Christine Mccrea / Romantovich Take One (EUA) – 79s29 – 0.88 pts
3º) Daniel Michan / Ragna T (MEX) – 79s49 – 0.98 pts
8º) Bernardo Alves / Bridgit (BRA) – 81s72 – 2.10 pts
9º) Doda Miranda / AD Norson (BRA) – 82s78 – 2.63 pts
10º) Rodrigo Pessoa / HH Ashley (BRA) – 0 – 83.28 – 3.04 pts
22º) Karina Johannpeter / Dragonfly de Joter (BRA) – 88s57 – 5.52 pts

Fonte: Globo