Monty Roberts é inocente ou culpado?

Como muitos já sabem, ontem foi transmitida uma reportagem sobre Monty Roberts no programa Repórter Record Investigação. Assisti a todo o programa e vi a repercussão que rolou e ainda rola nas redes sociais.

As imagens são fortes e em alguns momentos tive vontade de desligar a TV. Para quem não viu, vou tentar resumir o que passou no programa. A reportagem diz que o domador Monty Roberts produziu um vídeo em uma exposição do cavalo Mangalarga Marchador em Belo Horizonte, que aconteceu em 2011. Nesse vídeo brasileiros que trabalham com equinos maltratavam uma potra, a reportagem afirmava que Monty solicitou que os peões tivessem essa atitude para que ele registrasse a ação e ele teria usado essas imagens posteriormente dizendo que é assim que se domam cavalos no Brasil.

Sei que algumas reportagens podem ser sensacionalistas, não costumo acreditar em tudo que vejo na televisão. Não sei dizer se o Encantador de Cavalos realmente fez o que disseram no programa, não conheço Monty Roberts pessoalmente e não estava presente no dia da tal filmagem. Por essas razões não posso dizer com certeza o que realmente ocorreu. Só sei que não gostei de ver as imagens e acredito que todos presentes foram de alguma maneira responsáveis e devem pagar, mesmo que estivessem lá somente filmando, ou ordenando, ou chicoteando, ou apenas assistindo aquelas cenas de horror.

Se você estivesse em um local e alguém agredisse uma criança, você ficaria ali parado assistindo?

Particularmente não acredito que Monty Roberts maltrate animais, bem pelo contrário, acho que ele fez e faz bem para os equinos que passam pelas suas mãos. O pouco que já vi do trabalho desse profissional achei muito interessante. Porém sempre achei que ele era muito mais um homem do marketing do que um domador de cavalos. Ele não deve ser crucificado por isso, acho justo ele querer divulgar seu trabalho para espalhar sua técnica e ganhar dinheiro com isso. Mas não acho legal ele usar cavalos inocentes na sua estratégia de divulgação. Mesmo que ele não tenha mandado os domadores brasileiros espancarem o animal para a filmagem, usar as imagens para comparar com o que ele faz, me parece cruel. Para ele aumentar sua fama e difundir a Join-up, um potro teve que sofrer?

Muitas perguntas passam na minha cabeça e parece que não vou obter respostas, mas tenho certeza que nunca vou concordar com as cenas que vi ontem no Repórter Record Investigação.

Hoje no Facebook, Twitter e outras redes sociais, vi muita gente discutindo sobre o caso. Algumas a favor de Monty Roberts, outras contra. Mas independentemente da acusação da Record ser falsa ou verdadeira o que importa nisso tudo é que as pessoas estão cada vez mais indignadas com cenas de  maus-tratos aos animais. Espero que esse episódio sirva para mudar a mentalidade das pessoas que não zelam pelo bem estar animal e ainda insistem em maltrata-los.

monty roberts

Veja aqui a chamada para o programa da Record.