Minimalismo no hipismo

Já ouviu falar de pessoas que aderiram ao minimalismo como estilo de vida?

Viver uma vida voltada para o o minimalismo quer dizer procurar se concentrar apenas no que é necessário e importante para viver, o que significa evitar o acumulo de objetos, organizar a rotina e ter mais tempo para fazer aquilo que gosta.

No final de semana passado o cavaleiro Felipe Juares de Lima organizou na Hípica Paranaense um Bazar Hípico, onde as pessoas podiam vender ou trocar materiais de hipismo usados. Achei uma ideia genial e foi por conta dessa iniciativa que comecei a pensar sobre o minimalismo e porque não podemos tentar isso na nossa vida hípica.

Parece que viver um estilo minimalista no hipismo não é uma tarefa fácil, porém poderia resolver alguns problemas que temos no meio. Vou tentar explicar contando um pouco o que aconteceu comigo.

Monto há mais de 20 anos e nesses anos de hipismo adquiri muito material de equitação. Mas não porque sou consumista e gosto de ter coisas, isso aconteceu porque tive diferentes cavalos, passei por várias fases no esporte e tive alguns professores. Cada cavalo precisava de um equipamento diferente, cada fase vinha com alguma novidade de artigos hípicos e até quando um novo instrutor surgia vinha uma nova forma de montar que as vezes precisava de novo material, como uma espora mais forte, ou um bridão diferente. Ou seja acumulei muita coisa nesse tempo todo.

Quando resolvi mudar meu cavalo da Hípica para um Haras, fui juntar todas as minhas coisas com intuito de levar tudo para a nova casa do meu cavalo. Porém ai é que veio o susto, minhas coisas tinham sumido, todos aqueles materiais que juntei por anos não estavam mais ali. Algumas coisas acredito que estragaram e foram jogadas foras, mas muitas outras tinham sido tiradas do meu quarto de sela. Somente aquelas peças que eu usava com frequência no dia a dia é que estavam ali. Talvez por desatenção minha, mas isso me fez pensar o porque eu precisava de tantas coisas.

O que quero dizer é que podemos aplicar o minimalismo na nossa vida hípica e tentar não acumular coisas que não usamos, viveríamos com mais simplicidade e não daríamos tanta oportunidades para os “gatunos” das hípicas (que sabemos que existem).

Agora que monto em um haras, diminui consideravelmente os meus pertences hípicos. Antes eu tinha um quarto de sela de 3x3m e agora eu tenho apenas um armário de duas portas. Com isso cuido melhor do meu material e sei tudo que tenho ali e onde encontrar.

Sei que não é uma tarefa fácil se desfazer daquelas embocaduras difíceis de encontrar ou daquelas rédeas especiais caríssimas, mas aposto que você tem outros materiais que  não usa faz muito tempo e talvez tenha alguém precisando.

Pense nisso e quem sabe pode deixar alguns dos seus equipamentos em um bazar hípico ou ainda trocar por algo que você realmente precisa com outros cavaleiros. Tente o minimalismo hípico.

minimalismo hípico

 

Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.

Siga o Hipismo&Co no Twitter.

Siga o Hipismo&Co no Instagram. @hipismoeco.

Inscreva-se no canal do Hipismo&Co no Youtube.

Adicione o Hipismo&Co no Snap Chat @hipismoeco.