Joqueta quer quebrar tabu no GP São Paulo

Joqueta quer ser a primeira mulher a ganhar o GP São Paulo.

Depois de oito anos nas pistas de todo o mundo, com vitórias e bons resultados com diferentes cavalos, a joqueta Jeane Alves está pronta para quebrar um tabu: ser a primeira mulher a vencer o GP São Paulo, na tarde do próximo domingo (dia 3 de maio). E Jeane tem grande chance de realizar seu sonho. Montará o forte Jose Cuervo, um dos melhores cavalos da competição.

“Infelizmente, existe ainda muito preconceito com as joquetas”, queixa-se Jeane 26 anos e 1,60 metro de altura, que já disputou provas na Europa. “Os proprietários não aceitam mulher na montaria. Eu deveria ter disputado o GP Sâo Paulo no ano passado, mas na última hora me tiraram. Agora não tem jeito, vou disputar”, comemora. Em prova preparatória para o GP, feita dias atrás, José Cuervo tirou o segundo lugar, o que aumenta sua cotação para o “São Paulo”.

Jeane é contratada do Haras Moema para competir nos páreos em que os animais estão inscritos. Assim, monta praticamente todos os finais de semana. Considera ter escolhido uma boa profissão, já que tem um ganho fixo e ainda leva percentual sobre os prêmios recebidos pelos cavalos. No ano passado, disputou uma prova para cavalos árabes e joquetas na Inglaterra e levou o troféu.

“O páreo vai ser equilibrado, o nível está muito bom e acho que José Cuervo está entre os que podem ir bem”, avalia Vitorio Fornasaro, treinador do Haras Moema. “Ele está com três anos e correu poucas vezes, cinco no total. Está em evidente evolução. Será a primeira vez que irá correr a distância de 2.400 metros”.

Jeanne montou José Cuervo quatro vezes até agora, obtendo duas vitórias e dois segundos lugares. Ela também montará Braço Forte, no G.P.José de Souza Queiroz e Princesa Lara no quilometro internacional, ambos também do Haras Moema.

joqueta

 

Fonte: Jockey Club São Paulo