Jóquei é multado por usar dispositivo de choque em cavalo

Suspensão e multa para jóquei que usou choque elétrico durante corrida de cavalos.

O diretor-executivo da Comissão de corridas de cavalos do Texas nos EUA, Chuck Trout multou em US$ 100.000 o  jóquei Roman Chapa, que inicialmente foi multado em US $ 25.000 e suspenso por cinco anos após ter usado um dispositivo de choque elétrico durante uma corrida.

Um dia após a corrida o jóquei Chapa entrou em contato com o fotógrafo de corridas de cavalos, Coady, solicitando a remoção do site uma foto dele que, aparentemente, mostrou o cavaleiro segurando um objeto em sua mão esquerda, que foi identificado como um aparelho de choque. Chapa foi sumariamente suspenso e condenado a pagar uma multa de US $ 25.000.

Na utilização de autoridade para lhe permitir aumentar a multa para US $ 100.000, o diretor Trout citou duas suspensões anteriores de Chapa por utilizar dispositivos para melhorar o desempenho de cavalos. Em 1994, seu primeiro ano de competição, Chapa foi suspenso nove meses e multado em $ 2.500 no Gillespie County Fair no Texas após ter admitido o usar um prego em um cavalo durante uma corrida.

Em 2007, a Comissão de Corrida do Novo México multou Chapa US $ 1.500 e suspendeu sua licença por cinco anos após descobrir que ele possuía um dispositivo de choque elétrico durante uma corrida em Sunland Park de 17 de fevereiro daquele ano.

Como já falei no post sobre esportes equestres limpos e respeito aos cavalos, infelizmente, existem muitos atletas usando artifícios que machucam o animal, com a intenção de vencer a todo custo, como esse jóquei dos EUA, Isso precisa mudar, os cavalos não escolheram estar nas competições e ainda assim estão ali por nós, eles não merecem serem maltratados.

Os cavalos são nossos parceiros nos esportes equestres e não são máquinas. O esporte deve ser saudável e prazeroso não só para os cavaleiros mas também para os cavalos.

jóquei joquei_choque1

Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.

Siga o Hipismo&Co no Twitter.

Siga o Hipismo&Co no Instagram. @hipismoeco.

Inscreva-se no canal do Hipismo&Co no Youtube.