João Victor Oliva fala sobre Alltech FEI World Equestrian Games

As provas de adestramento dos Alltech FEI World Equestrian Games™ iniciaram ontem (25/08). Internacionalmente conhecido como dressage, é uma modalidade olímpica de Hipismo que tem como princípios básicos os pilares da equitação acadêmica. O Brasil será representado por quatro atletas brasileiros nesta categoria, dentre eles João Victor Oliva e os irmãos Luiza, Manuel e Pedro Tavares de Almeida.

Com apenas 18 anos, João Victor é o atleta mais jovem da seleção brasileira e participa pela primeira vez de um campeonato mundial. “Estou muito feliz em competir. Meu maior objetivo é ganhar experiência, já que por estar iniciando, não recebo muita pressão”, explica o cavaleiro, filho de Hortência Marcari. Ele conta que sua grande inspiração é a alemã Isabell Werth, campeã mundial em adestramento, mas que tem vários ídolos, como seu professor Rogério Clementino, com quem já teve a oportunidade de competir em diversas provas. “Torço muito para que ele vá bem na prova, mas para que eu consiga ir melhor”, brinca.

João monta desde os onze anos e é pentacampeão olímpico de adestramento. Este ano, mudou-se para a Alemanha e está no centro de treinamento Norbert van Laak, onde irá treinar e competir no circuito europeu, a fim de se preparar para a disputa de vaga nas equipes que irão representar o Brasil nos Jogos Panamericanos de Toronto em 2015 e para as  Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

 u dos Alltech FEI World Equestrian Games™ 2010, em Lexington, cidade que é conhecida como capital mundial dos cavalos e onde está localizada a matriz da Alltech e disse que foi a realização de um sonho: “foi super emocionante e como foi meu primeiro mundial, teve um gostinho especial”, comenta. “A pressão de participar de um campeonato deste porte é muito grande e a experiência conta muito. Participar dos Jogos em 2010, com certeza, me deu mais bagagem e calma para participar dos Jogos deste ano”, explica a atleta.

A primeira fase das provas de adestramento ocorreram ontem e hoje (25 e 26/08), decidindo o campeonato por equipe. Apenas os 30 primeiros lugares se classificam para competir as provas individuais no dia 27. O prêmio final será entregue no dia 29. Para saber mais sobre a classificação, acesse: www.normandy2014.com.

João Victor Oliva

Fonte: Alltech