15 tipos de Instrutores de equitação

Existem vários tipos de instrutores de equitação.

Já tive diferentes instrutores de equitação nos meus 20 anos de hipismo. Acho que cada um tem suas características, algumas boas outras ruins. Pode ser que o professor que serve para mim não será legal para outros cavaleiros.

Vejam abaixo o perfil de alguns dos instrutores de equitação que conheço.

1 – O motivador
Aquele que o tempo todo elogia. O aluno escuta “muito bom” várias vezes durante a aula. Ele sempre diz que o cavalo e cavaleiro irão longe.

2 – O detalhista
Esse é o professor que corrigi a postura, a posição dos pés, das mãos do aluno, os ombros e repete os exercícios até sair tudo perfeito.

3 – O exigente
Mesmo quando o aluno acerta o instrutor reclama e diz que pode ser melhor. Dificilmente se escuta um elogio dele.

4 – O rabugento
Reclama do cavalo, da sela, do uniforme do aluno, do tratador, da competição, do juiz. Nunca sorri quando seu pupilo faz uma gracinha durante a aula.

5 – O preguiçoso
Não gosta quando o aluno não aparece para montar e ele tem que trabalhar o cavalo ao invés de dar aula. Sempre dá aula sentado na cerca.

6 – O atarefado
Cheio de alunos e cavalos para trabalhar, costuma dar aula montado e sempre tem mais de um discípulo no mesmo horário.

7 – O escandaloso
Suas aulas são sempre com gritos. E quando seu aluno está na pista de competição se escuta ele aos berros do lado de fora: Vai, monta, calma, segura!

8 – O teórico
Esse sabe toda a teria da equitação, seu discurso é melhor que sua montaria.

9 – O talentoso
Monta qualquer cavalo e faz um pangaré virar um campeão, mas na hora de passar para o aluno não tem muita didática e fica no básico.

10 – O competitivo
Não aceita que seus alunos percam a competição e sua distração é contar quantos alunos vencedores ele tem mais que os outros professores.

11 – O cuidadoso
Não permite que seus alunos se arrisquem, para que seus aprendizes participem de competições eles tem que estar com uma ótima e segura equitação, caso contrário ele não permite que se inscrevam nas provas.

12 – O sem noção
Aquele que manda  o cavaleiro empurrar quando o cavalo está a 100 por hora. Coloca o aluno que monta a menos de 3 meses para competir em categorias avançadas.

13 – O fanfarrão
Sua aula é cheia de piadas e papo furado. Adora comemorar com os alunos e não chega cedo na hípica.

14 – O aflito
Quando seus alunos estão na competição ele fica tão nervoso que seu coração dispara. Se um aluno cai ele fica atordoado e muito preocupado. Cavalo machucados deixam ele angustiado.

15 – O amigo
Seus alunos contam segredos e pedem conselhos a ele.

Qual é o estilo do seu instrutor? Conte qual é o tipo do seu professor nos comentários desse post.

instrutores de equitação

Curta a pagina do Hipismo&Co no Facebook.