Ingleses descobrem que comiam carne de cavalo no hambúrguer

Milhões de pessoas na Europa descobriram que foram enganadas. A maior rede de supermercados da Grã-Bretanha pediu desculpas por ter vendido hambúrguer que continha carne de cavalo.

100% bovino é o que diz a embalagem, mas, na prática, os consumidores estavam comprando cavalo por boi. As irregularidades foram descobertas em empresas de processamento de comida, duas na Irlanda e uma na Grã-Bretanha. No caso mais sério, os técnicos da agência irlandesa de alimentos descobriram que uma linha de hambúrgueres era produzida com 29% de carne de cavalo. Havia também vestígios de porco em muitos dos produtos analisados.

Uma das maiores redes de supermercados da Europa, que vendia grande parte da comida contaminada, publicou nesta quinta-feira (17) um pedido de desculpas, que ocupou páginas inteiras dos principais jornais.

Os produtos bovinos que continham carne de outros bichos foram retirados das prateleiras de cinco redes de mercados na Inglaterra e na Irlanda.

Ninguém sabe dizer ainda por quanto tempo eles estiveram à venda. A resposta deve sair de uma investigação detalhada que deverá ser feita em toda a Europa. Enquanto isso, o parlamento britânico estuda a possibilidade de processar criminalmente os produtores.

O comércio de carne de cavalo não é proibido no local e, segundo especialistas, o consumo não oferece riscos à saúde. O que incomoda as autoridades da Grã-Bretanha e da Irlanda é o consumidor ter sido enganado.  Levou para casa algo que não pretendia comprar, muito menos comer.

hamburguer

Fonte: O Globo