Freio de Ouro chega a Londrina

Londrina, no norte do Paraná e um dos mais importantes pólos do agronegócio nacional, será palco no próximo final de semana da única classificatória paranaense para o Freio de Ouro, a mais importante competição esportiva do cavalo Crioulo. É a primeira vez que a disputa se realiza na cidade. Serão três dias de competição, de sexta-feira 31 de maio a 2 de junho, que movimentarão o  Complexo Equestre Família Romanelli, no Parque de Exposições Ney Braga (Sociedade Rural do Paraná). No domingo 2, a partir das 09h00, as emoções da fase final da classificatória – as provas da Mangueira, Bayard-Sarmento e Campo – serão transmitidas ao vivo pelo Canal Rural.  Na ocasião se habilitarão oito animais – quatro fêmeas e quatro machos – que disputarão a grande Final do Freio de Ouro, de 21 a 25 de agosto, em Esteio (RS), durante a Expointer.

O evento é aberto ao público, gratuito, e opção de lazer no feriado prolongado. A sexta-feira 31 está reservada para os julgamentos morfológicos. As disputas funcionais acontecem no sábado, 1º de junho, a partir das 09h00, com provas de Andaduras/Figura/VSP-Esbarrada; no período da tarde, a partir das 14h00, acontecem as provas da Mangueira e de Campo. No domingo 2, a partir das 09h00, encerram a disputa as provas da Mangueira, Bayard-Sarmento e prova Campo, todas transmitidas pelo Canal Rural e pelo site  www.c2rural.com.br. A transmissão conta com apresentação de Alexandre Crespo, comentários de Alexandre Suñé e reportagem de Daniela Fogaça.

Próximas etapas

As próximas etapas do Freio de Ouro acontecem em São Borja/RS de 6 a 9/6; Camaquã/RS de 13 a 16/6;  Cruz Alta/RS de 20 a 23/6, e  Chapecó/SC de 27 até 30/6. As fases de repescagens acontecem de 12 até 14/7 em Esteio/RS e do dia 25 a 28/7 em Brasília (DF). A grande final ocorrerá em Esteio/RS, de 21 a 25/08. Todas as finais das próximas etapas serão transmitidas ao vivo pelo Canal Rural a partir das 9h do domingo.

Cadejo da Maior, um dos finalistas ao Freio de Ouro 2013 (Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação ABCCC)
Cadejo da Maior, um dos finalistas ao Freio de Ouro 2013 (Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação ABCCC)

Fonte: Country Press – Rute Araújo