Equinofobia: medo de cavalos

Equinofobia é medo de cavalos de forma extremada. A palavra é derivada da palavra latina ‘Equus’ – que significa cavalos e phobos que é ‘medo ou temor profundo “.

Cerca de 8% das pessoas de todo o mundo sofrem de várias fobias de animais (Zoofobias). Sigmund Freud descreveu Equinofobia em detalhes em Análise de uma fobia em um menino de cinco anos de idade com base no jovem Herbert Graf. Conta a história de um jovem rapaz que desenvolveu a fobia após assistir a uma queda de uma carroça na rua.

Acho que ter medo é uma coisa normal, mas não conhecia a tal Equinofobia. Encontrei um artigo que fala de medos de animais e em especial do medo de cavalos. Os sintomas são físicos e emocionais, como ataques de pânico ou ansiedade, respiração rápida, ritmo cardíaco acelerado, suor excessivo, náuseas, vômitos, diarreia e outros.

Eu acho que quem monta cavalos, sente um pouco de medo uma vez ou outra, mas não acredito que o medo seja do cavalo, o maior medo de quem anda a cavalo é cair do cavalo. Acredito que esse medo seja importante para respeitarmos o animal e sempre montar com precauções, usando itens de segurança e não fazendo loucuras, se colocando em situações de risco.

Nunca conheci alguém que tivesse tanto medo de cavalos a ponto de ter os tais sintomas da equinofobia. Se algum dia eu conhecer alguém com essa tal fobia, vou dizer o seguinte: “Cavalos são seres especiais e na grande maioria não querem nos machucar, dê uma chance a eles e verá que eles são capaz de lhe trazer paz e tranquilidade.”

E você, já ouviu falar de alguém com equinofobia?

equinofobia

Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.

Siga o Hipismo&Co no Twitter.

Siga o Hipismo&Co no Instagram. @hipismoeco.

Inscreva-se no canal do Hipismo&Co no Youtube.

Acompanhe o SnapChat do Hipismo&Co (hipismoeco)