Égua de Athina Onassis é sacrificada após sofrer acidente

Com uma fratura égua Camille Z foi sacrificada.

Ontem (11/12) em Genebra a amazona grega Athina Onassis-de Miranda, montando Camille Z, foi vítima de um acidente durante uma competição de salto. Sua égua teve uma fratura e foi sacrificada.

O acidente aconteceu no obstáculo número 9 do percurso. A égua Camille Z se chocou contra as varas e caiu de forma violenta no chão, jogando Athina longe. A amazona não sofreu nenhum machucado, porém o animal de 11 anos quebrou a pata abaixo do joelho e foi sacrificada pouco depois do acidente.

Essa notícia é muito triste para o mundo hípico. Muitos ficaram chocados ao saber da morte da égua de Athina Onassis. Com essa repercussão alguns perguntam: Por que um animal é sacrificado ao ter uma fratura?

Não sou veterinária e confesso que eu mesmo me pergunto isso. Mas sei que nem todas as fraturas levam o cavalo ao sacrifício, apenas aquelas mais graves, como fraturas expostas.

Pesquisando vi que pode ser feita cirurgia para tentar salvar o cavalo após a fratura, porém além de ser uma cirurgia complicada e arriscada o resultado na grande maioria é um animal com dificuldades de locomoção. Acho que a escolha de sacrificar o animal é feita em alguns casos para poupar o equino de sofrimento.

Se você é veterinário e pode nos explicar mais sobre isso, deixe um comentário aqui.

 

égua Camille
Camille Z, égua de Athina Onassis

Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.

Siga o Hipismo&Co no Twitter.

Siga o Hipismo&Co no Instagram. @hipismoeco.

Inscreva-se no canal do Hipismo&Co no Youtube.