Cavalo mais rápido da América Latina será conhecido neste final de semana em Sorocaba

O Jockey Club de Sorocaba será palco neste final de semana (23/02) da final do GP Bank of America Racing Challenge – South America, prova de velocidade desenvolvida para encontrar os cavalos mais rápidos do mundo (o Quarto de milha é considerado o cavalo mais rápido do mundo em disputas de até 500 metros), e que irá distribuir R$ 175 mil para os melhores colocados.

“Além da premiação, o campeão ainda garante vaga para representar toda a América do Sul na final do GP Bank Of America Racing Challenge, que ocorre nos Estados Unidos, em novembro”, destaca o diretor de esportes da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), Marcelo Xavier. Segundo ele, o GP é a mais importante prova de corrida da raça Quarto de Milha em todo o mundo, distribuindo as maiores bolsas para os primeiros colocados. “Este ano serão US$ 300 mil”, informa o dirigente.

De acordo com ele, nesta prova não há restrição de idade dos animais, ao contrário de muitas outras provas, cujo foco são os potros. “Sendo assim, o que se vê em pista são animais mais maduros, no auge do seu potencial. Ou seja, os cavalos mais rápidos do mundo”, afirma.

Realizada no Brasil desde 2006, pela ABQM, a prova foi levada para Sorocaba há três anos (antes era disputada em São Paulo) e tem despertado cada vez mais interesse do público, que lota as arquibancadas do recinto para acompanhar o páreo, segundo conta o diretor de esportes da entidade, Marcelo Xavier.

“A região é o berço dos cavalos Quarto de Milha de corrida. Nada mais natural que eles passassem a correr em casa, já que a estrutura do jóquei clube da cidade é excelente”, explica. “Essa vocação faz com que mais pessoas se interessem, e essa é uma de nossas metas. Fazer com que mais pessoas se envolvam com os esportes hípicos envolvendo os animais da raça”, completa.

“A vinda da prova para cá agregou mais valor ao nosso calendário de competições. Os turfistas estão animados e a expectativa é de que recebamos cerca de mil pessoas para acompanhar a prova”, relata o supervisor de turfe do Jockey Club de Sorocaba, Alexandre Dias.

jockey

Fonte: Mídia News