Cavalgadas: Diário de viagem #1

Viagem com cavalgadas.

Se você já me acompanha nas redes sociais, (Facebook, Instagram e SnapChat) já deve saber que sexta passada eu e mais 9 amigos embarcamos para o Rio Grande do Sul para uma viagem com cavalos. Foram 3 dias de cavalgadas.

Escolhemos um dos destinos que a Cavalgadas Brasil disponibiliza nos seus roteiros de viagem e embarcamos rumo a Porto Alegre no dia 20/11. O pacote que escolhemos foi o “Cavalgada de mar a mar”, que se chama assim pois o passeio com cavalos vai das águas da lagoa até as águas do mar.

Saímos cedinho de Curitiba rumo a Porto Alegre. Ao chegarmos no aeroporto, o simpático Miro nos esperava com sua van para nos levar até o Haras que fica no município de Tavares.

aeroporto
Grupo reunido no aeroporto para a primeira foto da viagem: Silvana, Maria Francisca, Cristiane, Fernando, Evelyn, Solange, eu, Gustavo, Fabiana e Bernardo

Após 255 km de estrada chegamos no Haras Itapuã Sul, que fica à beira da Lagoa dos Patos e junto ao Parque Nacional da Lagoa do Peixe e Oceano Atlântico. Lá eles criam cavalos lusitanos, que são rústicos, fortes e de fácil manejo.

Ao chegarmos na fazenda fomos recebidos com um almoço delicioso, preparado com carinho pelas meninas que cuidaram de nós durante o final de semana, a Ni e a Neneu. Durante a refeição todos já estavam ansiosos para ver os cavalos e sair para o primeiro passeio.

Mesmo com chuva e vento nossa turma se preparou para subir em suas selas. Munidos com nossas capas fomos ao encontro dos animais. Os guias Valderez e Elisandro já estavam com os cavalos e éguas selados nos aguardando. Depois da formação dos conjuntos partimos em direção as águas da Lagoa dos Patos.

look cavalgadas
Meu look para o primeiro dia: culote jeans Mueller´s (que tenho desde os anos 90), camisa pólo Dressur, perneira de franja (ganhei da minha amiga Paula), capa e chapéu em tecido impermeável.

 

capa de chuva
Sil e Eve com suas capas no estilo batman.

A tarde estava fria e úmida, mas ninguém se intimidou, todos molharam as botas na lagoa. Acho que nem percebíamos o frio porque estávamos encantados com a paisagem. Depois de 3 horas de cavalgada paramos em um dos pontos marcados para deixarmos os cavalos, que fica no caminho que leva até o mar.

Kika sem medo de molhar as botas.
Kika sem medo de molhar as botas.
lagoa dos patos
Foto do grupo pelo meu ponto de vista, no pelo meio das orelhas da égua Czarina.

Esse primeiro passeio serviu para conhecermos nossos companheiros de cavalgadas, todos gostamos das escolhas que nossos anfitriões fizeram para nós. Mas quem se encantou logo de cara foi a Fabiana, que estava montando o tordilho Dartanhã, ela adorou galopar com ele, passava por nós na maior velocidade e com um sorriso enorme no rosto. Fabi e Dartanhã desafiaram os outros conjuntos para corridas e venceram todos os páreos.

Cavalo lusitano
Primeiro contato de Fabi com o veloz Dartanhã

Ricardo, o proprietário da fazenda, foi nos buscar com a caminhonete 4X4. Estávamos todos molhados e tremendo de frio,  mas com a sensação que tínhamos encontrado motivo para sorrir o final de semana todo.

Haras Itaupã Sul
No final do dia, a chuva foi embora e o sol apareceu para nos avisar que o dia seguinte iriamos cavalgar com sua cia.

A noite, após mais uma saborosa refeição caseira, batemos um papo descontraído com os anfitriões, Ricardo e sua esposa Isabel, é claro que o tema principal tinha que ser cavalo.

Fomos dormir loucos para que o dia amanhecesse, para podermos ir ao encontro dos  nossos mais novos amigos de Cavalgadas, os cavalos lusitanos do Haras Itapuã Sul.

Foram mais dois dias de cavalgadas e muita diversão. Amanhã conto para vocês como foram nossas aventuras no segundo dia de viagem. Não deixe de voltar aqui para conferir mais um capitulo do meu diário de viagem.

Se você ainda não sabe para onde vai nas suas próximas férias eu sugiro que dê uma olhada no site da Cavalgadas Brasil, pois lá você encontra roteiro sensacionais de viagens com cavalos. Vale a pena! www.cavalgadasbrasil.com.br