Cavaleiros de salto sabem trabalhar seus cavalos?

Tema bem polêmico entre os cavaleiro de salto e adestramento.

Já é antiga essa discussão sobre o trabalho de plano dos cavalos. Quem é do hipismo já deve ter escutado, pelo menos uma vez, cavaleiros dizendo que fulanos ou beltranos só saltam e não sabem trabalhar seus cavalos.

Acho que essa discórdia, que é mais frequente entre os cavaleiros de adestramento e os de salto, é bem antiga e já não acredito ser verdade. Os atletas de salto atuais já não tem mais tanto preconceito com o adestramento. Sei de muitos cavaleiros de salto que se dedicam também ao adestramento, pensando no trabalho do seu animal para o salto.

Esse discurso de que o pessoal do salto não sabe como preparar no plano seus animais, já está bem batido e ultrapassado. Claro que devem existir ainda ginetes que entram na pista trotando, pegam o galope na primeira curva e já se direcionam para os obstáculos. Mas tento acreditar que isso mudou e vem mudando cada vez mais. Essa constatação só vem a agregar para os cavalos de salto, que passam a ter mais preparo para competições.

Por isso quando alguém vem pregando que só os cavalos de adestramento são bem trabalhados, eu tento mostrar que existem muitos animais de salto que vem sendo trabalhados com cuidado no plano e não somente nos obstáculos.

E você o que acha disso? Conhece alguma cavaleiro de salto que se preocupa com o adestramento do seu animal?