Instrutores de hipismo e a concorrência

Como os instrutores de hipismo lidam com a concorrência.

instrutores

Já faz algum tempo que esse tema sobre os instrutores de hipismo é algo que sempre aparece nas conversas entre proprietários e alunos de equitação. Muitas vezes escutei pessoas contando como foi difícil trocar de professor de equitação. Também já soube de profissionais ficarem chateados com outros porque um aluno passou seus cavalos para esse outro cavaleiro.

Certa vez uma amiga tomou a decisão de mudar de professor, porque achava que podia ser melhor para seu desempenho no esporte. E para comunicar sua troca ao instrutor atual ela passou dias pensando em como fazer isso da maneira mais tranquila, ela até levou um presentinho para ele. Eu mesma já passei por essa situação, parece que vamos desfazer um casamento. Acredito que isso seja porque criamos um laço de amizade e muitas vezes de cumplicidade, pois convivemos com os nossos instrutores de hipismo quase que diariamente e nos nossos momentos de lazer.

Mas mesmo com os alunos tendo cuidado com a troca de instrução, os professores não entende que somos nós proprietários dos cavalos que fazemos a escolha com quem teremos aulas e que não fazemos isso para prejudica-los. Tomamos nossas decisões pensando nos nossos animais e na técnica do esporte. Parece que eles acham que se qualquer profissional chegar no ouvido de seus pupilos e falar: – “venha ter aula comigo, sou muito melhor que seu professor”, o aluno irá mudar de instrutor na hora. Não, não é assim! O praticante só irá ter aula e dar seu cavalo para outro técnico senão estiver satisfeito com o trabalho do atual.

Por isso uma coisa que gostaria que nossos queridos instrutores entendessem é que ao invés de ficarem brigando entre eles, ou virando a cara para aquele ex-aluno, porque ele mudou de instrutor, se preocupem em fazer um bom trabalho, serem atenciosos com todos os seus atletas (sem dar preferencia para aquele que compra cavalos caros), cumpram com os horários, cuide dos nossos animais com carinho e sejam sempre honestos.

Concorrência existe em todos os mercados e não é uma coisa ruim. Se os clientes tem muitas opções mas escolheu o seu trabalho, é porque você tem um diferencial, porque algo de bom você está fazendo. E para os clientes a concorrência é algo importante pois como os profissionais tem concorrentes eles elevam a qualidade do serviço e cuidam do consumidor. No hipismo é a mesma coisa, ou pelo menos deveria ser, se os instrutores não perdessem tanto tempo guerreando entre eles.

E não estou nem entrando no assunto venda de cavalos e comissões, esse seria assunto para um outro post bem extenso, pois o assunto é ainda mais delicado.

 

Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.

Siga o Hipismo&Co no Twitter.

Siga o Hipismo&Co no Instagram. @hipismoeco.

Inscreva-se no canal do Hipismo&Co no Youtube.