Freio-bridão e quatro rédeas

Me pediram pra falar um pouco sobre o uso do freio-bridão.

Como já falei aqui, não sou profissional e talvez eu nem seja a pessoa mais indicada para falar sobre o freio-bridão. Mas fiz uma pesquisa e vou tentar reunir aqui o que sei e o que descobri sobre esse equipamento.

Eu uso o freio-bridão no meu cavalo nas competições de adestramento. Que por sinal nas provas das categorias acima da Média II é obrigatório o uso dessa embocadura nos animais. Já vi alguns cavaleiros usando o freio-bridão em cavalos de salto.

embocadura

Como o nome já diz essa embocadura é formada por duas peças, o freio e o bridão, por isso usamos quatro rédeas, duas no bridão e duas no freio. Também é utilizada a barbela presa ao freio. Para quem não sabe o que é barbela, é uma corrente que vai ajustada às argolas superiores do freio, nas argolas inferiores ficam as rédeas.

freio-bridão

Tem gente que não gosta do freio-bridão, já ouvi muitas críticas, por ser uma embocadura forte e as vezes agressiva. Eu mesma acho que é muito metal na boca do cavalo e tento usar o menos possível. Trabalho com mais frequência meu cavalo com um bridão comum ou ainda com a embocadura de silicone Theria (leia aqui sobre o Theria). Deixo o freio-bridão apenas para a época das competições.

A maneira correta de usar as quatro rédeas do freio-bridão é segurar as rédeas do bridão por fora e as do freio por dentro, deixando as rédeas do freio mais soltas que as do bridão. Eu tento evitar usar diretamente as rédeas do freio, mantendo o contato maior no bridão.

Veja nas fotos abaixo como segurar as rédeas, elas parecem cruzadas mas é assim mesmo, pois assim as rédeas do bridão ficam por fora e nos dedos que temos mais força.

freio-bridão

freio

Resumindo, o freio-bridão é uma embocadura forte e que se deve ter cuidado ao utiliza-la. Acho que devemos evitar o uso dela o máximo possível e se for realmente necessário usar com a mão mais suave no freio.

Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.

Siga o Hipismo&Co no Twitter.

Siga o Hipismo&Co no Instagram. @hipismoeco.

Inscreva-se no canal do Hipismo&Co no Youtube.