Dicas para quem vai competir pela primeira vez no hipismo

Tenho algumas dicas para quem vai competir em provas de hipismo.

É sua primeira vez em uma prova de hipismo? Veja minhas dicas para os estreantes em competições equestre, principalmente na modalidade salto e adestramento.

Um dia antes da prova você já deve estar nervoso e deve se preparar para o grande dia. Não esqueça de separar seu uniforme e ver se está tudo limpo e arrumado. Verifique se a camisa está passada, se o culote está limpo, separe a gravata ou plastron, veja se casaca tem todos os botões, escolha as meias e luvas, não esqueça do capacete e das botas bem engraxadas.

Claro que além do seu uniforme, você deve ter certeza que o equipamento de seu cavalo também está em ordem. Cheque sela, loros, barrigueira, cabeçada, peitoral protetores de patas, como boleteiras, caneleiras ou ligas. Não deve ter material de couro partindo e tudo deve estar limpo.

Na noite anterior a competição, durma cedo, principalmente se sua prova for cedo. No dia acorde com antecedência para ter certeza que chegará na hora e com calma.

No caso da prova de salto, devesse chegar no local pelo menos 30 minutos antes do início para fazer o reconhecimento do percurso. Antes de entrar na pista para reconhecer veja na ordem de entrada qual é seu número para saber se deve ir montar seu cavalo logo após sair do reconhecimento ou aguardar um pouco. Normalmente devesse montar no animal para aquecer quando a competição está uns 10 cavaleiros antes da sua entrada. Porém isso depende de cada cavalo e instrutor, pois alguns animais precisam de mais tempo ou menos de aquecimento. Pergunte ao seu instrutor que horas deve ir montar e se dirigir a distensão.

No caso do adestramento verifique antes da prova qual é o seu horário de entrada e conhecendo seu animal saberá quantos minutos antes da sua entrada deve montar. Acontece o mesmo que no salto, alguns animais precisam de mais trabalho antes de sua prova outros podem precisar apenas de alguns minutos. Com base nisso programe que horas buscará sua montaria.

No aquecimento fique atento em qual é o número do conjunto que está em pista, para não perder sua vez. Alguns eventos tem juízes de paddock que chamam os cavaleiros para a pista, caso isso não ocorra, preste atenção na chamada do locutor da pista principal. Programe seu aquecimento para estar pronto e se dirigir ao paddock quando faltar dois conjunto antes da sua vez de entrar.

Depois de entrar em pista é só mostrar o que você e seu animal sabem e boa sorte.

dicas

 

Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.

Siga o Hipismo&Co no Twitter.

Siga o Hipismo&Co no Instagram. @hipismoeco.

Inscreva-se no canal do Hipismo&Co no Youtube.

Adicione o Hipismo&Co no Snap Chat @hipismoeco.