Laço: rodeio de Jaguariúna não pode ter bezerros

Justiça determinou que rodeio de Jaguariúna (SP) não poderia ter bezerros nas provas de laço.

A Justiça de São Paulo proibiu, de forma liminar, a realização das provas “laçadas de bezerro” e “laço em dupla” no evento Horse Week, que aconteceu desde a última quarta-feira (13/05) e encerrou hoje (17/05), na Red Eventos, em Jaguariúna, no interior de São Paulo. A liminar foi concedida em ação civil pública ajuizada pelo MP (Ministério Público), por meio da Promotoria de Justiça Ambiental de Jaguariúna.

A liminar fixa multa de R$ 100 mil por dia de evento em que ocorrer o descumprimento da decisão. A organização do rodeio pediu a reconsideração da liminar, mas a decisão foi mantida pela Justiça.

Na liminar, a Justiça lembra que no Brasil é autorizada “a realização de festividades que tenham por objeto a interação entre homem e animal, havendo legislação a tratar do tema, especialmente no que diz respeito às festas de rodeio”. Mas ressalva que “contudo, a mesma legislação, de forma muito razoável, veda a utilização de quaisquer animais em situação que possa lhes resultar a imposição de danos ou maus tratos.

A decisão destaca que “não se está a proibir a realização do evento em si, mas, sim, de vedar que animais sejam expostos a situações torturantes e dolorosas, devendo prevalecer o princípio da precaução ambiental”.

laço

 

Fonte: Rede TV