Gabriel Villela, Patsy Zurita, Fernando Penteado e Luis Piva vencem 1ª seletiva rumo ao Americano e Sul Americano da Juventude

No final de semana, entre 12 e 14/4, a Sociedade Hípica Catarinense em Florianópolis sediou a primeira de cinco seletivas para Campeonato Americano das categorias Mirim, Pré-junior, Junior e Sul Americano de Young Riders 2013 que acontece entre 17 e 22 de setembro, em Rosário, na Argentina.

Com boa participação visando a formação das equipes brasileiros para a competição foram 87 os conjuntos em pista: 29 na categoria Mirim, 12 a 14 anos, 29 na Pré-junior, 14 a 18 anos, 21 na Junior, 14 a 18 anos, e 8 na Young Riders, 16 a 21 anos. Frente a armação de percursos esteve a renomada course-designer internacional Marina Azevedo.

Na categoria Mirim, a 1.20 metro, nada menos que cinco concorrentes chegaram ao final do terceiro dia de provas sem faltas levando a decisão dessa primeira seletiva ao desempate com vitória do jovem talento de São Paulo Gabriel Fragnan Villela apresentando Xandu Itapuã. Pelo Rio de Janeiro, Vittorio Burger com Cheeze Z foi vice e o catarinense Rodrigo Jardim da Rosa com Capuava JMen emplacou na 3ª colocação.

Na disputa da série Pré-junior, a 1.30 metro, a jovem amazona Patsy Mourão Zurita com Dobra foi a campeã e ainda garantiu o 3º posto montando Longane de Laubry. Sagrou-se vice-campeão o brasiliense André Afonso Fernandes da Rosa montando Phararone Une Prince.

Já na série Junior, a 1.40 metro, Fernando Chiarotto Penteado com Arriminum TW garantiu a vitória por São Paulo sem um único ponto perdido. Outros três concorrentes foram ao desempate pelo 2º lugar que ficou para a paulista Daniela Aquino de Arruda Martins com sua Zarisma, seguida pela carioca Carolina Drummond com Lala de la Hurie.

Enquanto na série Young Riders, a 1.45 metro, Luis Antonio Piva Filho levou Cavalleria Toscana Zaterdag à vitória. A gaúcha Anna Paula Nerung de Noronha levou Unique Times e By Ranna Uber van de Whitoeve à 2ª e 3ª colocação respectivamente.

Em paralelo, as duas primeiras provas também decidiram a disputa por equipes já preparam o espírito de união e cooperação da nata jovem que vai defender o Brasil no Americano e Sul Americano da Juventude em setembro.

Ao todo são quatro as seletivas da 1ª fase com participação obrigatória em no mínimo duas etapas com excessão na categoria Young Riders. Já a 2ª fase é obrigatória e culmina com o Campeonato Brasileiro de todas as categorias que acontece no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba, entre 9 e 14 de julho.

Gabriel Fragan Villela em clique com seu professor Esdra Ramos; imagem: facebook Hípica Nashville
Gabriel Fragan Villela em clique com seu professor Esdra Ramos; imagem: facebook Hípica Nashville
Patsy Zurita, a campeã Pré-junior, em clique por Bernard Abreu - reprodução facebook
Patsy Zurita, a campeã Pré-junior, em clique por Bernard Abreu – reprodução facebook

Fonte: CBH – C. May