FEI atrasa a implementação da “Lista Progressiva”

A Federação Equestre Internacional anunciou hoje (01/12), que a decisão de implementar a “Lista Progressiva” de substâncias permitidas em competição só entrará em vigor em 5 de Abril próximo, apesar de inicialmente programada para 1 de Janeiro de 2010.

Esta decisão pretende que seja feito um debate mais alargado sobre a alteração introduzida pela FEI, na qual são permitidos o uso de anti-inflamatórios não esteróides.

A FEI reconhece que foram levantadas várias questões relacionadas com a “Lista Progressiva”, apesar do voto ser a favor (53-48) na última Assembleia da FEI em Copenhaga (19/11). A mudança de política vai afectar as Federações Nacionais e comissões organizadoras que têm que observar as leis dos seus países bem como as regras internacionais de competição. A decisão tem implicações na criação e selecção de cavalos assim como no bem- estar animal. Aeta também os laboratórios envolvidos nos testes antidoping. A decisão que revogava a proibição do uso de fenilbutazona (1993), causou inúmeros protestos no mundo equestre.

A FEI reconhece a preocupação de todos envolvidos, e considera que é importante que seja feito um debate alargado sobre o assunto.

Fonte: Equisport