Equitação: como ser um bom aluno

Que tal ser um aluno de equitação exemplar?

Sendo um bom pupilo do seu instrutor o cavaleiro poderá tirar mais proveito da aula de equitação e assim evoluir no esporte. Vejam abaixo uma lista com algumas dicas para ser o melhor aluno de todos.

1 – Chegue na hora.
Esse conselho serve para quase tudo na vida, mas no caso das aulas de equitação é importante pois os instrutores costumam ter mais de um aluno no dia.

2 – Aceite as críticas
Se seu professor te fizer críticas tente não ficar magoado com isso e usá-las de uma maneira construtiva. Deixe seu ego de lado e escute com atenção. Pois muitas vezes ele só te criticou porque quer te ver cada vez melhor.

3 – Não desconte em seu cavalo
Seu treino pode ter sido um desastre, você pode ter errado muitas vezes, ter levado bronca do seu professor e com isso ter ficado com raiva. Mas nunca, em hipótese alguma, solte esse seu sentimento de ódio em seu animal, ele não tem culpa.

4 – Não discuta
Se seu instrutor lhe disser algo que você não concorda tente não entrar em uma discussão com ele no meio da aula. Se depois da aula de equitação, você continuar discordando dele, sente com ele e converse a respeito.

5 – Não fique de conversa
Sei que é muito legal passear a cavalo e bater papo com os amigos, mas deixe isso para depois das aulas.

6 – Pare para escutar seu professor
Quando seu mestre estiver lhe dando alguma instrução não saia galopando, pare para ouvir o que ele tem para lhe dizer e só depois que ele finalizar sai para o exercício.

7 – Confie no seu professor
Se você escolheu seu instrutor é porque acredita na competência dele, então confie quando ele diz que você pode fazer algo ou que não deve fazer.

8 – Sem mimimi e desculpinhas
Nada de ficar inventando histórias para não trotar sem estribos, ou para acabar o treino antes. Se quer ser bom no esporte tem que ter determinação e suar muito.

9 – Não atrase para competições
Em provas não são só os participantes que ficam tensos, os instrutores também ficam ansiosos com o desempenho de seus alunos, então tente não atrasar para evitar mais nervoso nos dias de competição.

10 – Não esqueça de sua equipe
Quando for comemorar suas vitórias não esqueça de seu professor e do tratador de seu cavalo, afinal eles também tem participação nas suas conquistas.

11 – Avise com antecedência
Se não puder ir montar avise antes o seu instrutor, pois assim ele pode organizar o que vai ser feito com seu cavalo naquele dia.

12 – Seja realista
Sei que sonhar é de graça, mas tente não exigir de seu mestre coisas fora da realidade, como querer que ele te coloque em uma Olimpíada.

13 – Comunique-se
Se tiver alguma dúvida fale com seu instrutor, se está inseguro será melhor ele saber.

14 – Faça perguntas relevantes
Não pergunte ao seu mestre no meio de sua aula que cor de manta deve usar na competição. Use o tempo da instrução para coisas produtivas.

15 – Tente
Não desista na primeira dificuldade. Ninguém disse que montar a cavalo seria fácil. Tente senão nunca vai saber se será capaz.

16 – Preste atenção
Esteja em foco durante sua aula, não disperse olhando outros cavaleiros ou parando pra falar com alguém que está na cerca da pista.

17 – Pague suas contas
Tente não atrasar o pagamento do seu técnico, pois como qualquer outro profissional ele trabalha e espera receber sua remuneração para pagar as contas dele. Mesmo que seu professor seja um amigo bonzinho, lembre que ele precisa desse dinheiro.

18 – Seja educado
Mesmo que você e seu cavalo não estejam em uma boa fase e os seus resultados não estejam sendo bons, trate seu instrutor com respeito e cordialidade. Assim como você gosta de ser tratado.

19 – Use roupas apropriadas
Não é porque estamos no verão que pode transformar a pista em uma praia, usando tops, blusas de alcinha ou camisas decotadas. Use roupas adequadas e confortáveis, como camisas polos por dentro da calça.

20 – Não está satisfeito, mude
Se seu instrutor não está lhe agradando ao invés de sair falando mal dele escolha outro profissional.

equitação

Curta a página do Hipismo&Co no Facebook.

Siga o Hipismo&Co no Twitter.

Siga o Hipismo&Co no Instagram. @hipismoeco.

Inscreva-se no canal do Hipismo&Co no Youtube.