Cavalos são vítimas nas mãos de profissionais

Quando comecei o Hipismo&Co, tentava não expor minha opinião aqui, mas deixava o blog aberto para discussões com a intenção de divulgar e fomentar o hipismo. Aqui todos podem expor suas ideias a respeito do mundo hípico, cavalos e esportes equestres.

Agora é minha vez de dizer aqui o que penso. Vi algo e não posso me calar, sinto a obrigação de contar o que acho a respeito do que alguns profissionais hípicos fazem com os animais, que na minha opinião é um crime.

Assistindo a uma clínica ministrada por um cavaleiro renomado, pude presenciar uma cena que me choca toda vez que vejo. O instrutor fazia uso de uma vara quadrada para pinchar os animais e muitas vezes a jogava diretamente na canela do cavalo. (veja aqui a explicação do que é barrar ou pinchar)

Os alunos da clínica não eram crianças e alguns são cavaleiros amadores e profissionais que competem em Grandes Prêmios, isso me faz acreditar que sabiam o que estavam fazendo com seus animais.

Não consigo entender porque acham que é necessário treinar seus cavalos com dor. Aceito que temos que corrigi-los para obtermos melhor desempenho, mas não concordo que essa correção tenha que vir com sofrimento.

Muitos vão dizer que estou exagerando, mas essa é a minha opinião. Se o cavalo só salta com esse tipo de tratamento, acho que não deveria estar saltando. Os equinos são animais que estão dispostos a nos servir, eles sabem como nenhum outro animal responder a nossos pedidos, desde que sejam bem tratados. Então porque maltratá-los?

Os profissionais do hipismo estão cada vez mais especializados na “arte de pinchar”, usam diferentes métodos: vara quadrada, plástico com pontas, arame, fio de nylon e tenho certeza que já devem ter desenvolvido novas técnicas. Quem assiste a uma competição de salto de alto nível, não pode imaginar o que os concorrentes são capazes de fazer para vencer.

Só posso dizer o quanto isso me entristece e me desanima com o esporte que tanto amo. Sem contar que maltratar animais é um crime previsto por lei.

pinchar