Cavalos Lusitanos na Expolondrina

De 4 a 14 de abril, o norte do Paraná recebe um dos mais importantes eventos do agronegócio nacional, com presença da Associação Brasileira de Puro Sangue Lusitano e belas apresentações do Centro Paranaense de Arte Equestre.

Começou nesta quinta-feira, 4 de abril e vai até o dia 14, a ExpoLondrina 2013, mostra que reúne pecuaristas, agricultores e empresários da região norte do Paraná e de todos os cantos do País, em um grande encontro que promove as mais diversas atividades relacionadas ao campo, com a realização de badalados espetáculos musicais . E, é claro, o Cavalo Lusitano está presente.
Além do estande da ABPSL, para divulgação institucional da raça e dos criatórios interessados, o PSL mostrará sua classe, na pista principal do Parque de Exposições Governador Ney Braga, com as sempre cativantes apresentações do Centro Paranaense de Arte Equestre (CPAE), que acontecerão nos dias 11, 12 e 13 de abril.
O Centro Paranaense de Arte Equestre, iniciado discretamente em 1999, começou a tomar forma graças a um grupo de pessoas, seduzidos pela magnífica performance dos briosos Cavalos Lusitanos. Tudo teve início quando um grupo de cavaleiros reunidos para uma Clínica de Adestramento almejou algo mais: algo que envolvesse música, ritmo, coreografia e equitação clássica. Fatores imprescindíveis para transformar técnica em arte.
Em todos esses anos, o objetivo da CPAE é conservar e divulgar a Equitação Portuguesa e o Cavalo Lusitano. A dança com cavalos e sua coreografia são inspiradas diretamente nos movimentos que o equino deve cumprir em combate. Um verdadeiro retorno às fontes da tradição equestre.
Saiba um pouco mais sobre os números que serão apresentados na ExpoLondrina 2013:

Volteio: reconhecidamente uma das mais belas modalidades equestres, por aliar fundamentos do hipismo clássico, com performances acrobáticas características da ginástica artística, em que os praticantes devem demonstrar leveza, sincronismo, equilíbrio e precisão de movimentos, além de uma completa sintonia com o cavalo.
Movimento arrojado do Volteio
Movimento arrojado do Volteio
Garrocha: tradição que remonta às guerras medievais. Na Garrocha, o cavaleiro utiliza uma vara longa de 4 a 5 metros para tanger o gado nas planícies. O cavaleiro deve apresentar os movimentos de piruetas ao galope, cedências, apoios, passage e passo espanhol, movimentos típicos do Cavalo Lusitano em campo.

Passo-a-Dois: apresentação de Adestramento em Alta Escola que busca o sincronismo entre um par de cavaleiros/amazonas, com andamentos clássicos e de Ares Altos.
Passo-a-Dois
Passo-a-Dois

Dia de Feira: tradição Ibérica onde os cavaleiros levam suas damas às festas na garupa de seus cavalos, exibindo arreios e vestimentas tradicionais. A dama à garupa saúda os populares enquanto o cavaleiro desfila pelas ruas das cidades espanholas e portuguesas.

Rédeas Longas: pelo ensino, o cavalo torna-se dócil e adquire uma cadência lenta que permite ser conduzido por um homem a pé. As indicações discretas das rédeas são suficientes para que execute os mais difíceis exercícios de Alta Escola observados em cavalos montados.
 Rédeas Longas: muito treinamento, repetição e confiança

Rédeas Longas: muito treinamento, repetição e confiança

Carrossel: apresentação em equitação clássica de picadeiro, onde um conjunto de seis cavaleiros e amazonas executam figuras de precisão, sincronismo e harmonia em graciosos movimentos que lembram o balé.

Carrossel
Carrossel
Quem comparecer à ExpoLondrina, entre 11 e 13 de abril, poderá ver estes charmosos movimentos e conferir a nobreza da raça nestas imperdíveis exibições de técnica e refinamento.
 
Fotos: Ney Messi/Cintia Cimbaluki
Fonte: Bureau Comunicação & Marketing