Cavaleiro alemão vence a Copa do Mundo de Saltos em Genebra

Terminou nesse domingo, 18, a disputa pelo título da Final da Copa do Mundo de Saltos 2010 na Palexpo arena em Genebra na Suíça. O páreo foi duro. Após a 1ª passagem do GP Final, a liderança vinha em mãos do canadense naturalizado norte-americano Mario Deslauries com Urico. Enquanto a amazona paulista Luciana Diniz, que defende Portugal, deu um show de categoria com pista limpa garantindo a vice-liderança parcial a cinco pontos do líder.

A espetacular Palexpo arena em Genebra: palco da 32ª Final de Copa do Mundo

Ao todo, 29 de um total de 43 conjuntos (cavaleiro / cavalo) habilitaram para a 3ª e decisiva rodada, disputada a 1.60 metro, em duas voltas. O tricampeão da competição Rodrigo Pessoa e Let´s Fly que vinha em 5º lugar empatado com Luciana após a 2ª parcial na sexta-feira, não foi feliz em sua apresentação com oito pontos perdidos na 1ª volta e oito na 2ª – resultado que o colocou no 16º posto na classificação geral.

Concorrentes da 32ª Final de Copa do Mundo em clique para posterioridade

Entre os 20 conjuntos que foram para a 2ª decisiva no GP Final, três empataram na 1ª colocação no GP Final: o norte-americano Richard Spooner / Cristallo, o irlandês Dermott Lennon / Hallmarck Elite e o sempre competitivo alemão Ludger Beerbaum / Gotha – que viria a conquistar o vice-campeonato empatado com o atual líder do ranking FEI Pius Schwizer / Carlina.

Marcus Ehning que virou para a 2ª volta em 3º lugar e trazia quatro pontos da 1ª passagem zerou a 2ª volta – assumiu a liderança parcial com 6 pontos perdidos – placar que permaneceu imbatível até o final.

Luciana e Winningmood cometeram uma falta na vertical de nº 10, antepenúltimo obstáculo da 2ª volta, fechando com 9 pontos perdidos. Já Mario Deslauries, campeão em 1984 montando Aramis, viu suas chances do bicampeonato morrererm ao perder 13 pontos na 2ª passagem do GP Final caíndo para a 6ª colocação na classificação geral.

Comemoração no pódio com Marcus Ehning, Pius Schwizer e Ludger Beerbaum

Estava definido o pódio: Marcus Ehning, 36, campeão nas finais de Las Vegas 2003 e Kuala Lumpur 2006, sagrou-se tricampeão. O alemão Ludger Beerbaum com Gotha e Pius Schwizer, que apresentou Ulysse na 1ª parcial e Carlina nas duas outras, dividiram o vice-campeonato com 7 pontos perdidos.

Com isso, Ehning, que completa 36 anos nessa segunda-feira, igualou o feito do brasileiro Rodrigo Pessoa, campeão em 1998, 1999 e 2000, Meredith Michaels Beerbaum, campeã 2005, 2008 e 2009, e do austríaco Hugo Simon, campeão em 1979, 1996 e 1997. Ainda assim o tricampeão Rodrigo é considerado o maior vencedor ao longo das 32 edições da competição pois ainda acumula dois vice-campeonatos em 2001 e 2003 e o 3º posto em 2002, entre outras classificações entre os 10 primeiros colocados.

Fonte: FPH