Brasil no Mundial de Atrelagem

Realizado a cada dois anos, o Campeonato Mundial de Atrelagemcom um cavalo – FEI World Driving Championship For Single 2012 – chega a sua 8ªedição reunindo 74 representantes de 21 países entre 13 e 16 de setembro naCompanhia das Lezírias, em Samora Correia, cidade às margens do rio Tejo edistante 50 km de Lisboa, a capital portuguesa. A disputa, um concursocompleto, será dividida em três provas: Adestramento, Maratona e Maneabilidade(cones).

Ana Carolina Borges Almeida conquistou o direito derepresentar o Brasil depois de participar de duas seletivas realizadas em abrilna Espanha, e em julho em Portugal. Em agosto, a atleta retornou a Portugalpara se dedicar aos treinos e adaptação ao cavalo recém-adquirido, um PuroSangue Lusitano selecionado na Coudelaria de Alter Real, e ao trabalho com AnaPatrícia Figueiredo, que completa o conjunto na função de “groom”, o auxiliar docondutor e que fica em pé atrás do “carro” – troles e/ou carruagem – fazendo ocontrapeso.

Ex-amazona de Salto, a médica veterinária Carol Borja seapaixonou pela Atrelagem por influência do pai, Cláudio Borja, criador deBretão, um peso-pesado originário da França e muito usado como tração animal.Os Borjas estão entre os pioneiros na seleção de cavalos de Atrelagem no País,além de participar da promoção de demonstrações e provas.

Nos últimos três anos Carol Borja passou a se dedicar emtempo integral ao esporte, organizando clínicas, cursos e competições, emespecial no Haras Larissa, em Monte Mor, interior paulista e maior reduto daAtrelagem no Brasil. Neste período participou da fundação da AssociaçãoBrasileira de Atrelagem (Abrat), onde é presidente, além de assumir a diretoriada modalidade na Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), entidade que desde ofinal de 2009 tem a Atrelagem entre os esportes sob sua responsabilidade. “Estar no Mundial é uma oportunidade de  divulgação da modalidade no Brasil”,diz a atleta que também já representou o País em competições na Argentina e noChile.

A participação de Carol Borja no FEI World DrivingChampionship For Single 2012 conta com apoio da Confederação Brasileira deHipismo (CBH) e patrocínio da Coelho da Fonseca e Estância São Francisco de Borja.

Fonte: Ruthe Araújo
Crédito da foto: Ney Messi/ Divulgação