Brasil é campeão Sul-Americano de CCE e garante vaga no Pan de Toronto

Na disputa individual, o ouro também ficou com um brasileiro: Henrique Pinheiro.

A semana foi de conquistas e muita comemoração para o hipismo do Brasil. Neste domingo, em Barretos, a seleção brasileira de CCE (Concurso Completo de Equitação, que reúne provas de adestramento, cross country e salto) confirmou o favoritismo na prova de salto e conquistou o Campeonato Sul-Americano de CCE no Haras Horse Cross, superando os times de Chile, Argentina e Uruguai e garantindo uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, no ano que vem.

O Brasil terminou o campeonato com 199,9 pontos perdidos e uma boa vantagem sobre os chilenos, que ficaram na segunda colocação com 223,7 pontos perdidos e também confirmaram presença no Pan. A Argentina, que teve dois atletas eliminados, ficou em terceiro, com 1165,8 pontos perdidos e o Uruguai, com três exclusões, amargou a última colocação, com 2093,5 pontos perdidos.

Henrique Pinheiro e André Paro fizeram pistas limpas, enquanto Serguei Fofanoff cometeu três faltas, totalizando 12 pontos perdidos pela equipe brasileira na última prova válida para a disputa por equipes. Os chilenos ficaram um pouco atrás, com 16 pontos perdidos.

Este é o segundo grande resultado do time brasileiro em pouco mais de dois meses: no final de agosto, nos Jogos Equestres Mundiais da Normandia, o Brasil terminou em sétimo lugar, o melhor resultado na história na competição, superando países com tradição no esporte como Nova Zelândia, Estados Unidos e Bélgica.

Na disputa individual do Sul-Americano o ouro também ficou com um brasileiro: Henrique Pinheiro, com o seu cavalo Land Quenote do Feroleto, terminou a competição com 50,8 pontos perdidos, à frente do chileno Carlos Lobos/ Ranco (51 pontos perdidos) e do cavaleiro de Ribeirão Preto Serguei Fofanoff/ Estiva TW (63 pontos perdidos).

cce

Resultado Sul-Americano de CCE (por equipes)
Brasil – 199,9 pontos perdidos
Chile – 223,7 pontos perdidos
Argentina – 1165,8 pontos perdidos
Uruguai – 2093,5 pontos perdidos

Resultado Sul-Americano de CCE (individual)
Henrique Pinheiro (BRA)/Land Quenote do Feroleto – 50,8 pontos perdidos
Carlos Lobos (CHI)/Ranco – 51 pontos perdidos
Guega Fofanoff (BRA)/Estiva TW – 63 pontos perdidos

Fonte: Ahebrasil